carregando...

MENU

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

25 de março de 2021

Assistência Social não para

Mesmo com as dificuldades criadas pela pandemia, que exige distanciamento social e outras medidas restritivas, os serviços promovidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social continuam atuantes.

Esse é o caso do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS e é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias. Ele possui um caráter preventivo e visa a defesa e afirmação de direitos e o desenvolvimento de capacidades e potencialidades dos usuários e o fortalecimentos de vínculos familiares e comunitários, estimulando a convivência social, por meio de encontros semanais em grupos, divididos por faixa etária (0 a 6 anos, 7 a 11 anos, 12 a 17 anos, 18 acima). O SCFV atua com grupos de crianças, adolescentes e adultos.

Devido à pandemia da Covid-19, as atividades do SCFV estão acontecendo de forma remota, não podendo ser presencial por se tratar de grupos. A equipe do Serviço leva as atividades para os usuários em casa ou entrega no próprio CRAS, é realizado contato telefônico e /ou pelo WhatsApp periodicamente com as famílias. Segundo a Coordenadora e Pedagoga do CRAS Jardim dos Migrantes, Mirian Madalon , “Em tempos de isolamento social o grande desafio imposto ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é exatamente não deixar que nossos usuários dos grupos se sintam isolados, em função disso temos desenvolvido nossas atividades de forma remota, fazendo contato através de ligações, aplicativos de mensagens, levando semanalmente atividades lúdicas.” Acrescentou

A Assistência Social não pode parar, “somos serviço essencial, portanto a equipe tem se reinventado para oferecer o serviço remoto às famílias inseridas no acompanhamento. Percebemos a importância da continuidade do trabalho por se tratar de um serviço essencial aos usuários, mesmo que distantes, estamos sempre acompanhando e monitorando os participantes do serviço”, avaliou a coordenadora. Quando necessário a equipe realiza atendimento individualizado, para orientação e inclusão nos programas e serviços e havendo necessidade inserindo a família no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família. (PAIF)

Inscrições

As inscrições estão abertas, caso tenha interesse, entre em contato com o CRAS do seu território para agendar seu atendimento e saber de maiores informações.

Abaixo, estão os territórios de abrangência e os telefones para contato: