carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

19 de abril de 2021

ASCOM SEMUSA

Campanha de Vacinação contra Gripe começa nesta terça-feira

Nesta terça-feira (20), a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), dá início a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (influenza). A primeira etapa será realizada nas terças e quintas-feiras, em todas as unidades básicas de saúde (UBS) do município, até o dia 10 de maio.

Na primeira fase, devem se imunizar crianças com mais de seis meses de idade e menores de seis anos, gestantes, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, profissionais da Saúde e população indígena.

“Todas as UBS de Ji-Paraná estarão com doses disponíveis, a partir desta terça-feira. Quem se enquadrar no grupo prioritário, deve procurar a unidade mais próxima de sua residência, para se imunizar contra o vírus da gripe”, ressaltou Simone da Silva Fernandes, diretora da Divisão de Imunização da Semusa.

Idosos com mais de 60 anos e professores recebem a vacina na segunda etapa, de 11 de maio a 8 de junho. A terceira e última etapa ocorre de 9 de junho a 9 de julho, com a imunização de pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, agentes de segurança e salvamento, trabalhadores portuários, Forças Armadas, funcionários do sistema prisional e população carcerária.

A vacinação contra o vírus influenza segue as normas estipuladas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde. Segundo a diretora da Divisão de Imunização da Semusa, quem tomou a vacina contra o novo coronavírus (Covid-19) deve aguardar um prazo de segurança para se imunizar contra a gripe.

“A recomendação é de quem tomou a vacina contra a Covid-19 espere 15 dias para poder ser vacinado contra a gripe. Quem está apresentando infecção viral, com suspeita de gripe ou Covid, deve aguardar a melhora dos sintomas para receber a vacina”, explicou Simone.