carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

19 de outubro de 2021

ASCOM GABINETE SEMAS SEMUSA

CCI realiza atividades voltadas ao Outubro Rosa

Ação contou com palestras e atendimentos de saúde

 

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou atividades voltadas ao Outubro Rosa, mês de prevenção aos cânceres de mama e colo do útero. A ação aconteceu nesta terça-feira (19), das 08h30 às 11h30, no Centro de Convivência do Idoso (CCI)

As atividades foram iniciadas com uma palestra, ministrada pela enfermeira responsável pela Unidade Móvel do Hospital de Amor, que no momento também é responsável pela unidade física do hospital em Ji-Paraná, Adriane Cardoso de Souza, com o tema “Prevenção é o ano todo”, voltada aos idosos cadastrados no CCI.

Também aconteceram testes rápidos de Hepatites, HIV e Sífilis, exame de glicemia e preventivo de colo do útero. As mulheres foram orientadas e incentivadas a fazerem o autoexame, com a palpação das mamas.

Aos homens foi dado o alerta sobre o fato de que eles também podem desenvolver câncer de mamas e que o autoexame ainda é o meio principal pelo qual os nódulos são inicialmente detectados, por isso eles também devem realizar o exame.

Os trabalhos foram promovidos pelos profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) Nova Brasília, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). De acordo com a coordenadora do CCI, Paula Gerlinski de Paula, as ações visam principalmente as mulheres, no entanto os homens também foram atendidos com testes rápidos.

“Trabalhamos sempre contando com o apoio e incentivo do Prefeito Isaú Fonseca [MDB] e da titular da Semas, Ana Maria Santos Vizeli, que, sempre preocupados com a saúde e bem-estar dos nossos idosos, nos incentivam e apoiam, para que consigamos prestar um atendimento digno, com qualidade, respeito e carinho”, afirmou Paula Gerlinski.

A enfermeira Adriane Cardoso, salientou que o principal cuidado com a saúde começa com a prevenção, que deve ser realizada o ano todo, não somente em época de campanhas. Quanto antes os cânceres de mama e de colo do útero forem diagnosticados e tratados, maior, melhor e mais rápido são as chances de cura com boa recuperação e poucas sequelas.

“Hoje, a presença do Hospital de Amor é para esclarecer às mulheres a importância da realização do autoexame e de se fazer a mamografia fora do Outubro Rosa. A prevenção é o ano inteiro, por isso a importância de que elas toquem seus corpos, para que possam perceber possíveis alterações em suas mamas”, pediu Adriane.

As mamografias são realizadas na Unidade do Hospital de Amor de Ji-Paraná, sem a necessidade de encaminhamento médico, e são recomendadas anualmente para mulheres a partir de 40 anos.

Quanto aos homens, ainda de acordo com a enfermeira, caso percebam alterações nas mamas e mamilos, eles devem passar por consulta com um clínico geral, na UBS de referência, para que possam ser encaminhados ao exame de mamografia e, posteriormente, ao tratamento, em caso de diagnóstico de câncer de mamas.

“O Outubro Rosa é voltado para as mulheres, mas os homens também têm câncer de mama. Em Ji-Paraná, temos dois homens que foram encaminhados pela nossa unidade, que realizaram mamografias e estão em tratamento. É mais raro acontecer, mas acontece. Por isso, a importância dos homens também se auto examinarem, e em caso de detectarem caroços ou algo diferente nas mamas, procurarem um médico”, alertou Adriane Cardoso.

Matéria: Azenir Rosa
Fotos: Jota Batista