carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

27 de setembro de 2021

ASCOM GABINETE PGM

CGM se reúne com representantes da Controladoria do Estado

Encontro foi realizado na manhã de sexta, 24, no Palácio Urupá

A Prefeitura de Ji-Paraná promoveu uma reunião com a equipe da Controladoria Geral do Município (CGM), com membros da Controladoria Geral do Estado de Rondônia (CGE-RO), na manhã desta sexta-feira (24), no Palácio Urupá.

O encontro foi realizado a pedido da titular da CGM, Patrícia Margarida Oliveira Costa, com a participação do controlador geral do Estado, para tirar dúvidas a respeito da implementação do sistema de controle interno, no âmbito municipal.

“O controlador geral do Estado veio fazer essa visita e aproveitou para fazer esclarecimentos e tirar dúvidas de como deve ser feito, na prática, o passo a passo até implementar totalmente o sistema de controle interno”, afirmou o contador da CGM, Makciwaldo Paiva Mugrave.

De acordo com o auditor do controle interno da CGM, Gilmaio Ramos de Santana, o encontro, entre a equipe da CGM e membros representantes da CGE, serviu para atualizar o Município sobre as mudanças do novo sistema.

“O tópico principal é a respeito das atuais mudanças, que estão ocorrendo no sistema de controle interno. Entre as principais mudanças, nós temos a estruturação da unidade central de controle interno, que hoje é representada pela CGM. O sistema de controle interno envolve todos os órgãos e entidades da administração pública, relacionados ao poder executivo. O diálogo com o controlador Francisco Netto é para saber quais as estratégias de implementação desse sistema que o estado adotou, especialmente em relação a gestão de risco, que hoje é um tema que está em voga”, disse Santana.

“A ideia do encontro é a troca de saberes entre as equipes, visando se adequar a uma nova sistemática. Existe a obrigatoriedade, que advém de Lei Federal, e temos normas do Tribunal de Contas, uma delas é a Decisão Normativa nº 2/2016, que trata sobre o sistema de controle interno, e a Instrução Normativa nº 5817, que trata do sistema e controle baseado na implementação da gestão de risco, são esses dois temas que estão em voga”, concluiu Gilmaio.

“Estamos aqui aproveitando a possibilidade de debater temas importantes e comuns entre os Municípios e o Estado. Em especial, relacionado a vacinação e outros temas de controle e tirando dúvidas de boas práticas, que podem ser implementadas também no âmbito do Município”, afirmou Francisco Netto.

A analista processual da CGM, Zilda de Jesus, destacou a importância do Prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca (MDB) e a atuação da titular da CMG, Patrícia Margarida Oliveira Costa.

“É muito importante o apoio do Prefeito Isaú Fonseca e o empenho da controladora Patrícia para que a reunião pudesse acontecer. Essa troca de ideias e orientações, sobre a implementação do sistema de controle interno que está sendo feito no Município, vem para somar, para agregar conhecimento e nos auxiliar para termos êxito nesse trabalho,” concluiu Zilda de Jesus.

Matéria: Azenir Rosa
Fotos: Jota Batista