carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

22 de outubro de 2021

ASCOM GABINETE SEMUSA

Dia D da Campanha Outubro Rosa acontece na segunda, 25

Atendimentos serão realizados no Centro de Saúde Ceci Cunha

 

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realiza, na próxima segunda-feira (25), o Dia D da Campanha Outubro Rosa, mês de prevenção aos cânceres de mama e colo do útero. Os atendimentos acontecerão por demanda espontânea, das 9h às 19h, no Centro Municipal de Saúde da Mulher Ceci Cunha.

O Dia D acontece após a entrega oficial do novo mamógrafo digital que será destinado ao atendimento no Centro Ceci Cunha, adquirido por meio de emenda parlamentar do Deputado Federal Lúcio Mosquini (MDB), no valor de aproximadamente R$ 1 milhão.

“Devemos ressaltar que esses cuidados não devem acontecer apenas em outubro. A Saúde da Mulher é um tema que devemos debater durante todo o ano, incentivando a prevenção de doenças, em especial o combate aos cânceres de mama e de colo do útero”, alertou Wanessa Oliveira e Silva, titular da Semusa.

A programação do Dia D do Outubro Rosa contará com uma palestra educativa com o tema “Saúde da Mulher”, consultas ginecológicas, aferição da pressão arterial e verificação de glicemia, coleta do exame Papanicolau, exame de mamografia, testes rápidos para detecção de Hepatites, HIV e Sífilis e a distribuição de preservativos.

“Preparamos uma programação ampla, com diversos atendimentos, além de uma palestra educativa e da distribuição de preservativos como maneira de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis [ISTs]”, explicou o diretor do Departamento de Serviços Especializados (DSE) da Semusa, Relrisson de Souza Soares.

A mamografia é indicada para mulheres a partir de 40 anos, devendo ser realizada anualmente, auxiliando no diagnóstico precoce de câncer de mama. Para mulheres com histórico familiar, o exame deverá ser iniciado a partir dos 35 anos.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), quando descoberto precocemente, o câncer de mama tem 95% de chances de cura. Segundo os dados do INCA, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo. No Brasil, o instituto estima que, em 2021, mais de 60 mil novos casos devem ser registrados.

Matéria e Fotos: Marco Bernardi