carregando...

MENU

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

11 de abril de 2021

Drive-thru de testagem rápida para Covid acontece na segunda-feira

Nesta segunda-feira (12), a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), irá realizar um drive-thru de testagem rápida para detecção do novo coronavírus (Covid-19). A ação acontece das 9h às 13h, no pátio do antigo Posto Vitória 1, no cruzamento da avenida Marechal Rondon com rua João dos Santos Filho, no bairro 2 de Abril, primeiro distrito de Ji-Paraná.

Segundo o titular da Semusa, Ivo da Silva, as pessoas serão atendidas em formato de drive-thru, sem que haja a necessidade dos motoristas descerem dos veículos para a realização do teste, evitando também a aglomeração no local.

“É uma maneira rápida e mais segura para detectarmos possíveis casos positivos para Covid. Em alguns casos, os pacientes não apresentam sintomas, mas podem transmitir a doença para outras pessoas”, explicou o secretário.

A ação acontecerá em três etapas, com coleta do material necessário para a realização dos testes rápidos, a notificação dos casos e a entrega dos resultados dos exames. Deste modo, casos negativos serão notificados e dispensados, já as pessoas que testarem positivo serão encaminhadas para avaliação clínica.

“A testagem é muito importante para que nós consigamos identificar os casos o mais breve possível e também iniciar o tratamento deste paciente, buscando evitar o agravamento do caso e, consequentemente, tentarmos diminuir o contágio em Ji-Paraná”, frisou Ivo da Silva.

Para realização do teste será necessário a apresentação de documento de identificação com foto, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou RG. O teste rápido é recomendado para pacientes com sintomas gripais, característicos do novo coronavírus.

O drive-thru de testagem será realizado pela Semusa, em parceria com a Sesau, e contará também com o apoio da Defesa Civil do Estado, Corpo de Bombeiros, universidades e comércio local, além de agentes da Polícia Militar (PM) e da Autarquia Municipal de Trânsito, que irão atuar no controle do tráfego.