carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

19 de agosto de 2021

ASCOM GABINETE SEMEIA

Em parceria com a Prefeitura, Governo promove capacitação para atuação em casos de desastres

Treinamento acontece no plenário da Câmara Municipal de Ji-Paraná

Profissionais de Ji-Paraná, que atuam na Defesa Civil do município, estão participando de uma capacitação para atuação em casos de desastres naturais. A cerimônia que oficializou a abertura do 3º Módulo da Capacitação Continuada em Defesa Civil – Estágio Básico de Defesa Civil (Ebadec) foi realizada nesta terça-feira (17), na Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP), e a capacitação segue até sexta-feira (20).

O treinamento é promovido pelo Governo do Estado, por meio do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), da Defesa Civil do Estado e da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), em parceria com a Prefeitura de Ji-Paraná.

O vice-prefeito Joaquim Teixeira (MDB) representou o Prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca (MDB), na cerimônia de abertura. Joaquim Teixeira destacou a importância do alinhamento da Prefeitura com o Governo do Estado.

“É de suma importância quando tem essa parceria, do Estado com o Município, quem tem a ganhar é a população. O Prefeito Isaú Fonseca tem recomendado que a Administração Municipal seja feita com parceria e companheirismo”, declarou o vice-prefeito.

O curso tem objetivo de incentivar a criação e implantação de Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil, nos municípios de Rondônia que ainda não contam com o órgão, ou o aprimoramento da equipe, nas cidades que já possuem a Defesa Civil.

“O Ebadec iniciou hoje a terceira fase da qualificação que o Governo do Estado traz aos municípios, para fomentar a estrutura da Defesa Civil. Nesta etapa, aqui em Ji-Paraná, estamos trabalhando com treze municípios”, explicou Daniele Cristina Ferreira, tenente coronel dos Bombeiros, representando o comando-geral do CBM.

A capacitação proporciona conhecimentos de estratégias conjuntas para o fortalecimento das ações de enfrentamento aos desastres, principalmente, no período de seca, quando ocorrem as queimadas que, consequentemente, podem aumentar os casos de pessoas com problemas respiratórios.

“O Corpo de Bombeiros de Rondônia tem feito a divulgação do trabalho da Defesa Civil junto aos municípios. O treinamento acontece para que, em uma eventual ocorrência de desastre natural, nós possamos ter aliados do município, trabalhando em conjunto com o Corpo de Bombeiros”, afirmou José Hélio Cysneiros Pachá, titular da Sesdec.

A coordenadora municipal de Defesa Civil em Ji-Paraná, Meire Zanettin, e os titulares das secretarias municipais de Planejamento (Semplan), Rui Vieira, e Desenvolvimento e Assuntos Estratégicos, Penha Nardi, também participaram da cerimônia de abertura.

Matéria: Marco Bernardi
Fotos: Jota Batista