carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

22 de outubro de 2021

ASCOM GABINETE SEMUSA

Gestantes são atendidas em mutirão de pré-natal odontológico

Ação é realizada pela equipe saúde bucal do DAB da Semusa

 

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou, nesta sexta-feira (22), o Primeiro Mutirão de Atendimento Odontológico às Gestantes do município.

A ação aconteceu das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, no Centro de Especialidades Odontológicos (CEO), anexo à Unidade Básica de Saúde (UBS) L1 Maringá, por livre demanda ou com encaminhamento de médico e enfermeiros, que acompanham às gestantes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de referência.

De acordo com a coordenadora do Atendimento Odontológico Básico do DAB, Karina Nardino Ávila, as gestantes, em qualquer período da gravidez, são o público alvo do mutirão, mesmo que elas não estejam realizando o pré-natal pelo SUS.

“Esse é o primeiro mutirão de atendimento odontológico no município, no entanto a partir de agora a intenção é realizá-lo duas vezes ao ano, porque ao contrário do que até então era falado e do preconceito com relação ao tratamento dentário nas gestantes, ele é, de acordo com o Ministério da Saúde, de suma importância para as gestantes e para os bebês. A saúde da criança começa pela saúde da boca da mãe”, afirmou Karina Nardino.

Estudos recentes revelam que o tratamento odontológico, quando inserido no pré-natal, diminuem possíveis complicações na gestação, considerando que as mudanças hormonais que acontecem durante a gravidez aumentam a resposta inflamatória, acarretando doenças periodontais que, quando não tratadas, podem contribuir para o risco de pré-eclâmpsia, parto prematuro e baixo peso do bebe ao nascer.

“Pensando no que os estudos recentes dizem a respeito da importância do tratamento odontológico nas gestantes, e seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, é que organizamos o Mutirão Odontológico, para fazer tratamento preventivo com orientações para a saúde das mães, visando que assim elas saibam cuidar mais e melhor da saúde dos bebês, e assim teremos uma população melhor assistida com saúde bucal em dia”, disse Karina.

O Ministério da Saúde recomenda que todas as gestantes devem realizar pelo menos uma consulta odontológica, durante o pré-natal, para que seja feito avaliação da saúde bucal da mãe, para prevenção e tratamento de doenças que podem surgir durante a gravidez.

“A intenção é atender o maior número possível de gestantes nesse primeiro mutirão. E dependendo da procura, se for abaixo do esperado ele poderá ser estendido, caso seja necessário estender o atendimento, será feito nova divulgação dos dias e horários”, concluiu a coordenadora.

Uma das gestantes atendidas foi a moradora do bairro Primavera, Cristina da Silva Santos Medeiros, que vem fazendo acompanhamento da gravidez na UBS de lá, ela foi orientada pela equipe médica e de enfermagem que acompanha as gestantes, para passar por consulta no mutirão.

“Estou grávida de nove semanas, venho sendo acompanhada na UBS Primavera, a enfermeira que me acompanha disse para eu vir e eu vim. Minha saúde bucal está boa, mas o dentista disse que vai ser preciso fazer a retirada de um dente siso, ele me disse que será feita após a gestação. Fui orientada por ele a manter a boa higiene oral e fazer uso do fio dental. Após a gravidez, serei orientada devo procurar orientação sobre o que fazer para a extração do dente. Fui bem atendida, agora é seguir com meu pré-natal”, concluiu Cristina.

Matéria: Azenir Rosa
Fotos: Jota Batista