carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

20 de dezembro de 2021

ASCOM GABINETE SEMUSA

Grande inauguração da UPA acontece nesta terça-feira

Equipes realizam os últimos detalhes antes da cerimônia

Acontece amanhã, terça-feira (21), a grande inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do 2º Distrito. A cerimônia será realizada a partir das 10 horas da manhã, com a presença do Ministro da Saúde, Dr. Marcelo Queiroga.

“Estamos em contagem regressiva para que esse dia chegue logo. Nossas equipes estão empenhadas e acertando os últimos detalhes para a grande inauguração da UPA do 2º Distrito. Esse é um sonho antigo da população de Ji-Paraná e que vai se tornar realidade nesta terça-feira”, destacou o Prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca (MDB).

A UPA do 2º Distrito fica localizada na rua Vinícius de Moraes (T-10), no bairro São Pedro. A unidade conta área de desembarque de ambulâncias, recepção, sala de espera, triagem, setor de estabilização, consultórios médicos, sala de exames laboratoriais, farmácia e dez leitos de observação.

A UPA é a Unidade de Pronto Atendimento com funcionamento 24 horas, realizando atendimentos de urgência e emergência de média complexidade, como acidentes de trânsito e problemas cardíacos.

“O 2º Distrito de Ji-Paraná tem uma densidade populacional maior, se comparada ao 1º Distrito. Antes, quem buscava atendimento médico de urgência precisava atravessar a cidade. Agora, a UPA poderá atender a essa população”, destacou a titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Wanessa Oliveira e Silva.

Com a nova UPA, Ji-Paraná contará com dois locais de Pronto Atendimento, a unidade da T-10 e o PA do Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz, que também conta com Pronto Socorro, para casos considerados mais graves.

“Vale ressaltar que nenhum atendimento do Hospital Municipal será desativado. Na verdade, vamos ampliar o atendimento em Ji-Paraná, passando a ter o serviço de Pronto Atendimento nos dois distritos do município”, garantiu Relrisson de Souza Soares, diretor do Departamento de Serviços Especializados (DSE) da Semusa.

As obras da UPA do 2º Distrito foram iniciadas no primeiro trimestre de 2017, com investimentos de aproximadamente R$ 3,2 milhões do Ministério da Saúde, com intermédio do ex-Deputado Federal e atual Senador da República Marcos Rogério (DEM).

Matéria: Marco Bernardi

Fotos: Arquivo Ascom