carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

1 de outubro de 2021

ASCOM GABINETE SEMUSA

Ji-Paraná faz pit-stop da Campanha Outubro Rosa

Ação foi realizada na manhã desta sexta-feira, 1º

 

A Prefeitura Municipal de Ji-Paraná realizou um pit-stop para divulgação da Campanha Outubro Rosa, marcando a abertura do mês de prevenção aos cânceres de mama e colo do útero. O evento aconteceu na esquina das avenidas Transcontinental (BR-364) e 6 de Maio, na manhã desta sexta-feira (1º), reunindo cerca de 15 participantes, chefiados pela enfermeira Paloma Ermani, diretora da Divisão de Programas Estratégicos do Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

A lista de ações concretas oferecidas pela Semusa inclui consultas de enfermagem, consultas médicas, coleta de preventivo, teste rápido de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), solicitação para mamografia e orientação de prevenção ao câncer de colo de útero e mama.

O Dia D da campanha se estende das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. As equipes distribuíram folhetos explicativos, informando que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) atenderão somente mulheres, em demanda espontânea, sem necessidade de agendamento prévio.

Visando facilitar a vida das mulheres, a Semusa fará atendimento noturno nas UBS, das 18h00 às 22h00, durante todo o mês de outubro e, somente para esta modalidade de atendimento, será necessário agendamento. As pacientes devem procurar a UBS de referência para o atendimento.

No folheto, também consta breve relato histórico da Campanha Outubro Rosa, originada nos Estados Unidos na década de 1990, as necessárias explicações sobre o câncer de mama, sinais e sintomas, os fatores de risco ambientais e comportamentais, fatores da história hormonal e reprodutiva e fatores genéticos e hereditários. Uma das páginas do folheto foca em “Como Prevenir”, divulgando uma lista de hábitos saudáveis e como fazer o autoexame da mama.

A publicação finaliza com a recomendação “Se ame! Se toque! Se cuide!”. “Mulher: adote essas práticas em sua vida. Preserve sua saúde. Você é muito importante para sua família, para seus amigos e para a sociedade. Sua saúde é seu bem maior!”, pediu Paloma Ermani.

Matéria: Anfrízio Santana
Fotos: Vinicius Ostrowski