carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

23 de agosto de 2021

ASCOM SEMUSA

Ji-Paraná inicia a vacinação de adolescentes com comorbidades

Menores devem comparecer com pais ou responsáveis

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), divulgou o calendário semanal da campanha de vacinação contra Covid-19. Adolescentes com idade entre 12 e 17, com comorbidades previstas no Plano Nacional de Imunização (PNI), começam a ser vacinados na quinta-feira (26).

Idosos residentes no Lar do Idoso Aurélio Bernardi recebem a segunda dose da vacina Astrazeneca, nesta terça-feira (24), das 8h30 às 9h30. No mesmo dia, das 8h30 às 10h, acontece a aplicação da segunda dose dos apenados do Presídio Agenor Martins de Carvalho.

Na quarta-feira (25), das 8h00 às 11h, será a vez da segunda dose para os moradores de Nova Colina e Nova Londrina, com as vacinas Astrazeneca e Coronavac, que estão com o cartão com data prevista para 25/08 e atrasados. A vacinação acontece na Escola Tupã, em Nova Colina, e no Centro Técnico Administrativo (CTA) de Nova Londrina.

Adolescentes, com idade entre 12 e 17 anos, com comorbidades previstas no PNI, poderão se vacinar com a primeira dose nesta quinta-feira (26), no drive-thru do Posto Vitória 1, no bairro 2 de Abril. A ação acontece das 16h às 22h, com a obrigatoriedade da presença dos pais ou responsáveis, além da apresentação de documento médico comprobatório (original e cópia).

As comorbidades previstas no PNI são: anemia Falciforme; arritmia cardíaca; cardiopatia hipertensiva; cardiopatia congênita; cor-pulmonale; doença cerebrovascular; Diabetes Mellitus; dispositivos cardíacos implantados; doença renal crônica; doenças reumáticas imunomediadas; doenças da aorta, dos grandes vasos; fístulas arteriovenosas; gestantes e puérperas; hipertensão arterial; hipertensão arterial resistentes (HAR); hipertensão pulmonar; imunossuprimidos; insuficiência cardíaca(IC); miocardiopatias e pericardiopatias; obesidade mórbida (IMC>40); pneumopatias crônicas graves; próteses valvares; Síndrome de Down; autismo; síndrome coronarianas e valvopatias.

Os adolescentes atendidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e pelo Centro Municipal de Autismo Ji-Paraná serão vacinados na sexta-feira (27), nas próprias unidades, das 8h30 às 11h30.

Matéria: Azenir Rosa
Fotos: Arquivo Ascom