carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

14 de julho de 2021

ASCOM SEMUSA

Julho Amarelo busca conscientizar com testagem rápida

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, trabalha no mês de julho a campanha ‘Julho Amarelo’, com testagem em massa para detecção de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, em funcionários de duas grandes indústrias do município.

A ação faz parte da Campanha de conscientização e luta contra as hepatites virais. Ao todo, foram realizados cerca de 300 testes em funcionários da Bernardo Alimentos e da Rical. A testagem em massa foi promovida pelo Departamento de Atenção Básica (DAB) da Semusa.

Os exames são realizados em uma cabine privativa, em caráter sigiloso, preservando a imagem dos colaboradores das empresas.

O resultado fica pronto em poucos minutos. O Serviço de Atendimento Especializado em Infecções Sexualmente Transmissíveis (SAE-IST) oferece, de maneira totalmente gratuita, o tratamento para hepatites virais e outras doenças.

As hepatites virais B e C podem ser transmitidas por meio de sangue contaminado presente em objetos, como agulhas e alicates de unhas, uso de material não esterilizado em procedimentos cirúrgicos, colocação de piercing e tatuagens, e também por meio de sexo desprotegido.

Dados apresentados pelo  Ministério da Saúde mostram que, no país, mais de 70% das mortes por hepatites virais são decorrentes da Hepatite C, seguido da Hepatite B (21,8%) e A (1,7%).