carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

21 de julho de 2021

ASCOM SEMUSA

Julho Amarelo com teste rápido nas UBS´s

A Prefeitura de Ji-Paraná, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), visando sempre os cuidados preventivos com a saúde da população, vem por meio da Coordenadora da Atenção Básicas de Saúde, Kellen Nayara Cardoso, chama a atenção da população para que fique atenta a intensificação da campanha “Julho Amarelo”. Ela foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.

Na Campanha Julho Amarelo uma das ações de prevenção e diagnóstico das hepatites virais para tratamento é a realização de testes rápidos nas UBS´s, mas também para detectar doenças sexualmente transmissíveis.

Os testes rápidos já são regularmente realizados nas UBS’s do Município, o que se propõem é a intensificação da campanha a partir do próximo dia vinte e sete (27) de julho, com horários diferenciados, que serão estendidos, – início às 18h00min horas indo até as 22h00min horas em quatro (04) Unidades Básicas de Saúde, sendo duas UBS´s no primeiro distrito, Dom Bosco e Dois de Abril, e duas no segundo distrito, a São Francisco e a da Exposição. Para que aqueles que têm dificuldade de irem em horário comercial, possam conseguir ir.

A realização dos testes rápidos nos horários estendidos é uma forma de alcançar o maior número possível de pessoas atendidas, para que haja prevenção, diagnóstico e tratamentos.

Após a realização do teste rápido, com o resultado em mãos (espera de quinze minutos), e dependendo do diagnóstico obtido, a pessoa já sairá de lá com o tratamento prescrito ou com encaminhamento para fazer tratamento no SAE – SUS.