carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

12 de julho de 2021

ASCOM SEMED

Kits alimentação escolar serão entregues a praticamente todos os alunos da Rede Municipal de Ensino

Praticamente cem por cento das famílias com crianças em idade escolar matriculadas na Rede Municipal de Ensino aderiram à distribuição dos kits alimentação escolar que estão sendo entregues pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Isso corresponde a aproximadamente 7,5 mil kits de alimentação que começaram a ser entregues nesta segunda-feira, 12, em quatro das 32 escolas municipais e entidades filantrópicas. O prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca (MDB) e o secretário de Educação do Município, Jeferson Barbosa acompanharam o início da entrega dos kits na Escola Adão Valdir Lamota, no bairro JK.

De acordo com levantamento da própria Secretaria, hoje a Rede Municipal de Ensino tem ao todo 8 mil alunos matriculados, se somadas as entidades filantrópicas e a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Desse total, até agora, mais de 7,5 mil alunos tiveram seus nomes incluídos para o recebimento do kit alimentação escolar que está sendo distribuído pelo Município. Todos os alunos têm o direito de receber o kit, uma vez que corresponde ao primeiro semestre da merenda escolar ofertada nas escolas municipais quando em aula presencial. Porém, conscientemente, aqueles pais que não têm a necessidade do kit abriram mão em benefício dos que mais precisam.

Em boa hora

Somente nas primeiras três horas do início da entrega dos kits hoje pela manhã, na escola Adão Lamota, metade dos pais já haviam ido buscar seus kits. Isso porque a maioria das escolas que já se organizaram para a entrega dos kits reservaram dois dias para a entrega. Os kits são montados com alimentos básicos, perecíveis e não perecíveis, como feijão, arroz, leite, macarrão, farinha de trigo, fermento em pó, peito de frango, polpa de frutas, entre outros.

“Pelo menos aqui no bairro da Adão Lamota, todas as famílias confirmaram seus nomes para o recebimento dos kits, confirmaram que precisam, que têm a necessidade de receber esse alimento. Dos 390 kits que montamos, praticamente a metade já entregamos nas primeiras horas. E recebemos ligações de pais que não puderam vir agora porque estão trabalhando ou não estão na cidade para que guarde os kits deles que virão buscar mais tarde”, explicou a diretora da Adão Lamota, Luciana de Moraes.

Os mesmos alunos que estão relacionados para receberem esse kit também vão receber o kit alimentação escolar da agricultura familiar, que são kits montados com alimentos fornecidos por pequenos agricultores e indústrias agrícolas do Município. Esses kits serão compostos com verduras, legumes, frutas, polpa de frutas, iogurte, leite, entre outros alimentos. Os kits da agricultura familiar, de acordo com a Superintendência de Administração da Semed, devem ser entregues no próximo mês de agosto.

“Pra gente que não consegue emprego, como eu mesma que não tô trabalhando agora, esse kit veio em boa hora. Meu marido só conseguiu emprego há poucos dias e a gente estava precisando mesmo desses alimentos em casa(sic)”, disse Blenda Moraes de Oliveira, moradora do bairro JK e mãe de uma aluna da Educação Básica da Adão Lamota de seis anos de idade.

“São mais de 7 mil famílias que receberão os kits alimentação escolar. É a Prefeitura fazendo a parte dela. Nós sabemos que se não todos, mas a maioria dos nossos alunos necessitam da merenda escolar. Como não está tendo a aula presencial, nós estamos entregando os alimentos para cada aluno, para cada família. É obrigação nossa e estamos fazendo da melhor maneira possível”, concluiu o Prefeito de Ji-Paraná.