carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

20 de dezembro de 2021

ASCOM GABINETE SEMAD SEMAGRI SEMAS SEMDES SEMED SEMEIA SEMETUR SEMFAZ SEMG SEMIC SEMOSP SEMPLAN SEMULHER SEMURF SEMURFH SEMUSA

Ministra entrega mais de 14 mil títulos de propriedades rurais

Cerimônia foi realizada no Parque de Exposições Hermínio Victorelli

A ministra Tereza Cristina, titular do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), esteve em Ji-Paraná, na última sexta-feira (17), para realizar a entrega de mais de 14 mil títulos de propriedades rurais para famílias assentadas em Rondônia.

O Prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca (MDB), participou da cerimônia oficial de entrega dos títulos e destacou a importância desta conquista para os produtores rurais de Rondônia, em especial para aqueles que integram a agricultura familiar.

“Com os títulos, os produtores rurais se sentem mais seguros e passam a ter uma série de benefícios para realizar melhorias em suas propriedades. É uma grande honra, para o município de Ji-Paraná, receber a ministra Tereza Cristina para realizar a entrega destes 14 mil títulos”, afirmou Isaú Fonseca.

O prefeito ainda ressaltou que, nesta terça-feira (21), Ji-Paraná voltará a receber um ministro, com a presença do Dr. Marcelo Queiroga na inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do 2º Distrito, a partir das 10h da manhã.

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha (PSL), também participou da cerimônia de entrega dos títulos e salientou a importância da parceria entre o Estado e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), além da influência da concessão dos títulos de propriedade  para a solicitação de créditos para os produtores rurais.

 “A emissão dos títulos garantirá segurança jurídica e meios legais às famílias, e aos produtores, que poderão solicitar créditos para investir nas propriedades rurais. A regularização fundiária está no Plano Estratégico do Governo do Estado, no eixo Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, promovendo a regularização de terras para todos”, garantiu Marcos Rocha.

Durante o discurso, a ministra Tereza Cristina pediu desculpas pela demora da União em conceder os títulos de propriedade às famílias assentadas em Rondônia. A titular do MAPA também se emocionou ao falar sobre um casal que aguardou por mais de três décadas para obter o documento.

“Eu fico emocionada quando vejo uma pessoa, que há 31 anos, esperava por algo que é um direito seu, e que no passado não fomos capazes de resolver esses problemas. Minhas desculpas e nossa garantia de fazermos esse programa avançar em todo país”, certificou a ministra.

Os senadores da República Marcos Rogério (DEM) e Acir Gurgacz (PDT); os deputados federais Coronel Chrisóstomo de Moura (PSL), Silvia Cristina (PDT), Jaqueline Cassol (Progressistas) e Lúcio Mosquini (MDB); o presidente do Incra, Geraldo de Melo Filho; o titular da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Evandro Padovani; o vice-prefeito de Ji-Paraná, Joaquim Teixeira (MDB); o presidente da Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP), vereador Welinton Fonseca (MDB); e diversas autoridades estaduais e municipais também participaram da cerimônia de entrega.


Matéria: Marco Bernardi

Fotos: Vinicius Ostrowski