carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

19 de outubro de 2021

ASCOM GABINETE SEMUSA

Números da Covid-19 continuam caindo em Ji-Paraná

Registro de óbitos pela doença diminuíram mais de 90%

 

Os números do novo coronavírus (Covid-19) continuam caindo em Ji-Paraná. Em setembro, o município registrou 255 novos casos, uma redução de aproximadamente 70%, se comparado aos dados do mês anterior, quando Ji-Paraná teve 847 casos confirmados da doença.

Os números referentes ao mês de setembro foram computados na segunda-feira (18), pela Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), levando em conta a atualização realizada após o fechamento de cada mês.

Mesmo com a grande queda nos casos de Covid-19 em Ji-Paraná, o Prefeito Isaú Fonseca (MDB) pede para que a população se mantenha alerta aos cuidados e às medidas de prevenção contra a proliferação da doença.

“Nós não podemos relaxar. Os números estão caindo, mas só vamos comemorar quando não perdemos mais nenhuma vida para essa doença. Sabemos que a variante Delta está circulando no nosso país e não queremos que uma terceira onda afete Ji-Paraná. Por isso, as pessoas devem manter os cuidados”, pediu o Prefeito Isaú Fonseca.

Quando comparados aos números de março, mês mais letal da Covid-19 em Ji-Paraná, os registros de novos casos diminuíram cerca de 93,5%. Em março, 126 pessoas perderam a vida em decorrência da doença e, no último mês, foram 11 óbitos, uma redução de mais de 90%.

O registro de internações de pacientes com Covid-19 no Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz também está em queda. No dia 10 de abril,  86 pacientes estavam internados no HM, em tratamento contra a doença. Já nesta terça-feira (19), apenas uma pessoa estava internada. Neste período, a redução de internações foi superior a 98%.

Vacinação

Mais de 89 mil pessoas já receberam a primeira dose das vacinas contra a Covid-19, o que representa 68,5% da população, de acordo com a estimativa populacional realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A segunda dose, ou a vacina em dose única, já foi aplicada em mais de 51 mil pessoas, o que corresponde a cerca de 40% da população de Ji-Paraná. O município já iniciou a vacinação com a terceira dose em pessoas com mais de 50 anos e profissionais da Saúde, que tenham recebido a segunda dose há seis meses, e em pessoas imunossuprimidas, com 28 dias entre as doses.

“Nesta semana, vamos realizar dois drive-thrus para regularizar a situação dos atrasados com a vacina Astrazeneca. Na quinta [21], vamos vacinar pessoas com 41 anos ou mais, que estão com o cartão de vacina com o retorno para 15 de outubro ou datas anteriores. E na sexta-feira [22], acontece a vacinação das pessoas com menos de 40 anos”, explicou Cristiane Della Libera, diretora da Divisão de Imunização da Semusa.

Nas duas ações, a vacinação acontece no pátio do antigo Posto Vitória 1, no bairro 2 de Abril, das 16h às 20h. Para receber a segunda dose, é importante levar os documentos pessoais e o cartão de vacina.

Matéria: Marco Bernardi
Fotos: Arquivo Ascom