carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

17 de dezembro de 2021

ASCOM GABINETE SEMOSP

Oficina mecânica da Semosp traz economia ao Município

80% dos serviços mecânicos são resolvidos em oficina própria

 

Economia. Esta é a palavra de ordem que deve nortear as ações de todas as empresas, sejam elas da iniciativa privada ou órgãos públicos. Com esta postura em seu cotidiano, a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) mantém uma oficina mecânica, atendendo serviços leves, pesados, soldagem, elétrica, borracharia e tornearia com um torno mecânico completo, equipado com todas as ferramentas necessárias e a experiência do torneiro mecânico Dimas Dias, com cerca de 40 anos de experiência na profissão.

De acordo com Marcos Alves da Costa, chefe de frota, 80% dos serviços mecânicos são resolvidos pela oficina própria, sem a necessidade de remoção de máquinas e veículos para atendimentos externos, gerando grande economia aos cofres públicos, visto que serviços mecânicos, dependendo do caso, quase sempre têm custos elevados.

O restante dos serviços é enviado para atendimento externo e são, na maioria, aqueles que necessitam de um diagnóstico eletrônico do problema. Difícil precisar a economia gerada pela oficina, dada a diversidade de atendimentos, mas alguns arriscam a opinar que atinge o patamar de milhões de reais por ano.

A borracharia atende 100% dos veículos e máquinas. Nenhum pneu é consertado fora da oficina, exceto o serviço de recapagem. De acordo com Cleber Littig Bruscke, titular da Semosp, há ainda um controle interno de recapagem de pneus.

“Além das compras de pneus novos, temos um sistema que monitora os que estão em uso e, assim que a carcaça do pneu está no ponto de recapar, ao invés de deixar estragar para comprar um novo, a Semosp faz o envio para a recapagem, conseguindo assim “três vidas” ao pneu: uma do pneu novo e mais duas vidas da recapagem”, explicou o secretário.

 Chefiada por Sebastião Custódio, a equipe é formada por 14 pessoas, dentre mecânicos, eletricistas, borracheiros, soldadores e torneiro mecânico, resolvendo diariamente problemas mecânicos, elétricos, de tornearia e de borracharia em caminhões, camionetes, carros, motoniveladoras, pá carregadeira, mini carregadeira (tipo BobCat), retroescavadeiras e tratores.

“Além da notável economia financeira gerada, há a vantagem da rápida devolução do equipamento ao local de trabalho, contribuindo para a costumeira eficácia do atendimento oferecido pela Semosp ao cidadão de Ji-Paraná”, analisou Cleber Littig Bruscke.

Matéria e Fotos: Anfrízio Santana