carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

5 de outubro de 2021

ASCOM GABINETE SEMUSA

Prefeito comemora o Dia do Agente Comunitário de Saúde

Cerca de 160 servidores receberam tablets para aprimorar o trabalho

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), promoveu uma comemoração em alusão ao Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde. O evento aconteceu na tarde desta segunda (4), na Escola Estadual Jovem Gonçalves Vilela.

O Prefeito Isaú Fonseca (MDB) participou da celebração e destacou a importância dos agentes comunitários de saúde (ACS) no atendimento primário às famílias de Ji-Paraná, já que o trabalho é realizado diretamente nos bairros, com a visita domiciliar em cerca de 80% das residências do município, no perímetro urbano e também na zona rural.

“Pela primeira vez o município promove uma comemoração em homenagem ao Dia do Agente Comunitário. É uma maneira de valorizar esses profissionais que desenvolvem um trabalho fundamental à Saúde do Município, realizando a visita domiciliar e, assim, conhecendo a necessidade dos moradores de Ji-Paraná”, parabenizou o Prefeito Isaú Fonseca.

A comemoração contou com músicas, vídeos de homenagem de pacientes e servidores, sorteio de brindes, coffee break e, por último, a entrega de novos tablets, itens tão almejados por todos há anos e que irão auxiliar e agilizar o trabalho promovido pelos ACS no Município.

“Foi feita uma grande homenagem à nossa classe. Em meu primeiro ano como ACS, fiquei muito surpreso com a atenção e o prestígio que nos foi dado, com direito a homenagens e sorteio de brindes. Isso é muito gratificante, pois mostra a valorização e a importância que a Administração Municipal tem com a Atenção Primária de Saúde”, destacou o ACS Emanuel Henrique de Castro.

Com os novos tablets, os ACS poderão dinamizar o trabalho realizado durante as visitas domiciliares, eliminando o preenchimento das fichas manuais, facilitando a coleta de dados dos moradores e, consequentemente, agilizando o planejamento de ações junto ao DAB.

Além do Prefeito Isaú Fonseca, também participaram da comemoração o presidente da Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP), vereador Welinton Fonseca (MDB), a titular da Semusa, Wanessa Oliveira e Silva, o gerente geral administrativo da Semusa, Ivo da Silva, a diretora do DAB, Kellen Nayara Cardoso, e o ACS Renato Augusto Lopes da Silva, que no ato representou a diretora da Divisão de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e dos ACS, Graciella de Souza Veras.

Matéria: Marco Bernardi
Fotos: Vinicius Ostrowski