carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

23 de agosto de 2021

ASCOM GABINETE SEMUSA

Prefeitura de Ji-Paraná firma parceria para cursos de qualificação de enfermeiros

Capacitação será realizada pelo Cofen, Coren e pelo Hospital Sofia Feldman

Na última semana, o Prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca (MDB), e a coordenadora do Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Kellen Nayara Cardoso, se reuniu com membros do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RO) e com representantes do Hospital Sofia Feldman Carlos Prates, de Belo Horizonte (MG), com objetivo de formalizar um acordo de cooperação para a realização de cursos de qualificação dos profissionais de enfermagem da Saúde de Ji-Paraná.

Segundo a coordenadora do DAB, será realizado curso de ultrassonografia para consulta ginecológica de enfermagem, também um curso de consulta ginecológica de enfermagem com ênfase na inserção do dispositivo intrauterino (DIU). Os cursos serão realizados pelo Cofen, Coren e o pelo Hospital Sofia Feldman, em parceria com a Semusa, devidamente firmada com o Prefeito Isaú Fonseca.

Estavam presentes a conselheira e coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Coren, Mara da Silva Pereira Bastos; e o conselheiro do Coren Rondônia, Josué da Silva Sicsu; o coordenador da Comissão Nacional de Saúde da Mulher do Cofen e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Valdecyr Herdy Alves;  Vera Bonazzi, membro da Comissão Nacional de Saúde da Mulher do Cofen e responsável técnica de Enfermagem do Hospital Sofia Feldman; e Elisanete Carvalho, presidente da Abenfo Pará e membro da Comissão da Nacional de Saúde da Mulher.

Os cursos serão realizados para vários profissionais enfermeiros de Ji-Paraná. “Somos um dos poucos municípios do Brasil a ser contemplados com a parceria na realização desses cursos. O segundo município da região Norte que está recebendo cursos de qualificação, que terão carga horária em torno de 400 horas. Nossos profissionais estão sendo capacitados continuamente, visando melhor atendimento à Saúde da mulher”, concluiu a coordenadora do DAB, Nayara Cardoso.

Nayara também destacou que, após os cursos, os profissionais envolvidos se tornaram multiplicadores, repassando o conhecimento para outros servidores do Município.

“Seremos um Município de referência, no Estado de Rondônia, nos exames de ultrassonografia nas gestantes e também no procedimento para inserção do DIU para controle da natalidade”, afirmou a coordenadora. 

A qualificação será custeada pelo Cofen e o Coren, em contrapartida com o Município, que irá adquirir os equipamentos, além de ceder os espaços para a realização dos cursos.

Matéria: Azenir Rosa
Fotos: Jota Batista