carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

8 de novembro de 2021

ASCOM GABINETE SEMPLAN

Prefeitura participa de ciclo de palestras do Calha Norte

Abertura oficial foi realizada na manhã desta segunda-feira

A Prefeitura de Ji-Paraná participou da abertura do ciclo de palestras e workshop do Departamento do Programa Calha Norte (DPCN), do Ministério da Defesa, realizado pela Associação Rondoniense de Municípios (AROM), no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), nos dias 8, 9 e 10 de novembro.

 De acordo com o presidente da AROM e prefeito de Urupá, Célio Lang (PP), o ciclo tem o objetivo de atender às demandas apresentadas pelas prefeituras de Rondônia, na celebração de convênios, acompanhamentos de obras e prestação de contas dos convênios celebrados.

“O evento é de grande importância para todo nosso estado de Rondônia. Contamos com a presença de técnicos das prefeituras, principalmente das áreas de projetos, convênios, execução e engenharia, assim como os prefeitos e a Bancada Federal de Rondônia”, destacou Lang.

A abertura do evento contou com a presença do diretor do Programa Calha Norte, general Ubiratan Poty. O Prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca, agradeceu ao general por sempre recepcionar e atender às demandas do Município.

“Eu não tenho palavras suficientes para elogiar o trabalho do general Poty frente ao Programa Calha Norte. Hoje, estamos recebendo o general em Ji-Paraná, o que para nós é motivo de muita alegria”, ressaltou o Prefeito Isaú Fonseca.

O líder indígena Josias Gavião também participou da cerimônia e entregou um colar e cocar de cacique ao diretor do Programa Calha Norte. General Poty também recebeu um frasco com óleo de copaíba e sementes e o ouriço (fruto) de castanha-do-Brasil.

“Sobrevoando Rondônia, verificamos como o estado está se transformando em um enorme canteiro, com benefícios em obras e avanços também no campo. Nossa preocupação é dar celeridade aos convênios e empregar, o mais cedo possível, as políticas públicas, fazendo da melhor forma possível e que não se perca nenhum centavo das emendas parlamentares”, afirmou Ubiratan Poty.

O evento contou com a participação de prefeitos de 17 municípios rondonienses, além de representantes de todos os 52 municípios do Estado, dos deputados federais Lúcio Mosquini (MDB) e Jaqueline Cassol (PP), o reitor do IFRO, Uberlando Leite, o presidente da Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP), vereador Welinton Negão, e demais autoridades municipais e estaduais.

O evento segue nesta terça (9) e quarta-feira (10), com uma série de palestras sobre “Óbices e melhores práticas na celebração de convênios”, “Análise de projetos básicos e acompanhamento de obras” e “Melhores práticas na celebração, acompanhamento e prestação de contas de convênios para prestação de bens”.

Matéria: Marco Bernardi
Fotos: Vinicius Ostrowski