carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

30 de agosto de 2021

ASCOM FCJP SEMAS SEMDES

Prefeitura participa de encontro de gestores municipais

Evento foi realizado pela Sejucel, na última sexta-feira

O Prefeito Isaú Fonseca (MDB), devidamente representado pelo secretariado municipal, participou do 3º Encontro de Gestores Municipais de Políticas Públicas para a Juventude, realizado pela Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), no auditório da Coordenadoria Regional da Educação (CRE) de Ji-Paraná.

Participaram a titular da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Assistência, Desenvolvimento de Ji-Paraná (Semdae), Maria da Penha Nardi, o diretor da Unidade Básica de Saúde (UBS) São Francisco e representante da Juventude Voluntária em Ji-Paraná, Patrick Magalhães, que na ocasião representou as secretarias municipais de Esportes e Turismo (Semetur) e Assistência Social (Semas) e a Fundação Cultural de Ji-Paraná (FCJP).

Estavam presentes o superintendente da Sejucel, Jobson Bandeira dos Santos, o coordenador de Políticas Públicas para a Juventude do Estado, Temenson Gabriel Barbosa de Oliveira, a presidente do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), Adir Josefa, e o gestor da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Marcos Rito.

O evento também contou com a participação de gestores de Políticas Públicas para a Juventude de 40 dos 52 Municípios de Rondônia, com a finalidade de firmar um acordo de cooperação técnica entre o Estado e os municípios, para a criação de ações voltadas aos jovens, com idade de 15 a 29 anos.

O titular da Secretaria de Estado da Juventude do Amapá, Pedro Filé, também participou do encontro e destacou as ações do programa voltado para a juventude daquele estado, onde mais de 13 mil jovens são atendidos.

“Essa troca de experiência entre os governos de Rondônia e do Amapá, é extremamente importante nas pautas da juventude. É uma honra estarmos aqui e falarmos como o modelo de gestão pública do Programa Amapá Jovem vem transformando a vida de jovens em vulnerabilidade social de 15 a 29 anos. Nosso estado está focado na Educação, Aprendizado e Qualificação para inserção no mercado de trabalho. As pautas da juventude são transversais e cada estado tem suas peculiaridades”, afirmou o secretário do Amapá.

A Sejucel apresentou uma série de projetos para a juventude durante o encontro, entre eles a “Semana da Juventude Rondoniense”, que vai tratar da Lei Estadual nº 2.918, que diz que a primeira semana de setembro é destinada à Semana da Juventude do Estado, com apresentação de políticas públicas e debates sobre a lei; o Fórum Estadual da Juventude previsto para o mês de outubro, com objetivo de envolver a sociedade e o poder público, para debater e implementar novas ações para os jovens de Rondônia; Programa ID Jovem para gestores municipais; Divulgação do Programa Nacional Identidade Jovem; Jovens pela Vida e Emprega mais, Empreenda Juventude.

“Temos ainda o projeto Juventude Solidária em todos os municípios, onde os jovens se doam, em plena pandemia, como voluntários para auxiliar as ações. Um trabalho decisivo que faz a diferença. O que queremos aqui, é um alinhamento de ações para avançarmos ainda mais em Rondônia”, comentou Jobson Bandeira.

Na ocasião, foi apresentado um balanço das ações criadas pelo Poder Executivo, com destaque ao ‘Emprega Mais, Empreenda Juventude’, que auxilia jovens a serem inseridos no mercado de trabalho e para o empreendedorismo, com desafio de investir em cursos de qualificação profissional em parceria com Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep).

“Estou feliz com todo esse conhecimento absorvido nesse evento. Pude ver que o bom desempenho abre portas. Inclusive, é um privilégio receber um evento tão importante como esse em nossa cidade”, afirmou Patrick Magalhães.

A titular da Semdae, Maria da Penha Nardi, disse que o município está priorizando políticas públicas para a juventude, sendo ainda um dos poucos em Rondônia contemplados com programas do Governo Federal.

“É um prazer participar desse evento e reafirmar o nosso compromisso com a juventude. Nossa secretaria está basicamente focada na juventude, por meio dos nossos programas. Estamos com o projeto do Menor Aprendiz, Jovem em conflito com a Lei, Jovem 4.0 do Governo Federal, que é um projeto piloto em nossa cidade, com poucos municípios contemplados em Rondônia. Vamos ter ainda o Sine Municipal, Proampe e Capacitação em arte visual e operação de drone em nossa cidade; todo um trabalho voltado a nossa juventude”, destacou Maria da Penha.

Matéria: Azenir Rosa
Fotos: Jota Batista