carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

19 de agosto de 2021

SEMAS

Semas lança a Campanha Agosto Verde

Cerimônia ocorreu no CRAS Roda Moinho

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), promoveu o lançamento da Campanha Agosto Verde, o Mês da Primeira Infância. A cerimônia oficial foi realizada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Roda Moinho, no bairro JK, na sexta-feira (13).

A Campanha Agosto Verde foi lançada em 2021, com objetivo de chamar atenção sobre a importância do desenvolvimento da criança nessa fase da vida. Por compreender a relevância do tema, o Prefeito Isaú Fonseca (MDB) assinou o termo de adesão para inscrição do Município no Selo Unicef – Edição 2021-2024.

Segundo a titular da Semas, Ana Maria Santos Vizeli, a ação foi criada pelo Ministério da Cidadania, chamando a atenção sobre a importância dos cuidados na primeira fase da vida de uma criança.

“A primeira infância é o período que corresponde desde o momento da gestação da mãe até os seis primeiros anos de vida da criança. Neste tempo, acontece toda a formação e o desenvolvimento desta criança. Por isso, promovemos essas ações, com diálogos e debates sobre a importância dos cuidados na primeira infância”, destacou Ana Maria.

A pedagoga e coordenadora do Programa Criança Feliz, Leila Almeida Fonseca, destacou que o atendimento primário, realizado por meio das unidades CRAS do município, é importante para preservar os direitos da criança, em especial na primeira infância.

“Muitas vezes, quando as famílias buscam o atendimento, nem elas mesmas sabem das necessidades das crianças. Por isso, trabalhamos para garantir o fortalecimento do vínculo familiar, promovendo a interação entre a família e as crianças”, detalhou Leila.

Durante agosto, serão promovidas atividades, diálogos e debates sobre a importância da primeira infância. Com mais de 23 milhões de atendimentos em todo o Brasil, o Criança Feliz é o maior programa de visitação domiciliar do mundo.

“Por um tempo, devido à pandemia do novo coronavírus, ficamos impossibilitados de realizar alguns atendimentos, dificultando os trabalhos de fortalecimento de vínculo familiar. Com o Agosto Verde, vamos realizar atividades, investindo na importância dos cuidados na primeira infância”, afirmou Mirian Madalon de Oliveira, coordenadora de Proteção Básica da Semas.

Matéria: Marco Bernardi
Fotos: Arquivo Ascom