carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

29 de outubro de 2021

ASCOM GABINETE SEMEIA

Semeia participa de treinamento sobre preservação ambiental

Evento contou com a participação de 37 dos 52 municípios de Rondônia

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semeia), sediou e participou do Treinamento Técnico Ambiental e Oficina de Planejamento, realizado pela Associação Nacional de órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA) Seccional Rondônia. O Evento aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP) e contou com a presença de 37 dos 52 municípios de Rondônia.

O treinamento visa capacitar os técnicos que cuidam da preservação do meio ambiente, além de debater, entre os órgãos e entidades, estaduais e municipais, a busca de esclarecimentos para ações de preservação. A titular da Semeia, Jeane Muniz Ferreira, foi a anfitriã do evento e afirmou que a ação é muito importante, por se tratar de um tema de extrema relevância para a gestão do município.

“É com muita alegria que nós recebemos todos os nossos parceiros e companheiros de luta nas questões ambientais. Estamos reunidos para discutir os problemas enfrentados por nós em nossos municípios, de acordo com o contexto de cada cidade. A preocupação final é sempre a mesma, a preservação do meio ambiente feita de modo correto e amparada por lei”, afirmou Jeane.

O presidente estadual da ANAMMA, Fábio Porto, disse que os temas que foram tratados no evento vieram de demandas dos municípios. O encontro tem como missão o esclarecimento de dúvidas, para que cada técnico ambiental possa levar respostas para o enfrentamento na preservação ambiental. Fábio Porto citou alguns exemplos, entre eles, o descarte de resíduos de construção.

“Os municípios encontram dificuldades em alocar resíduos de construção, que costumam ser jogados em áreas de preservação permanente [APPs]. Os técnicos ambientais costumam ter dúvidas do que fazer em relação a isso, entre outras dúvidas que são comuns entre eles, então trouxemos técnicos palestrantes que vão explicar o que deve ser feito corretamente, sobre esse e outros temas pertinentes a preservação do meio ambiente”, explicou o presidente.

Foram realizadas palestras sobre APPs Urbanas e áreas consolidadas; Projeto Ecomorar; Descentralização do Licenciamento Ambiental; Gestão dos Resíduos da Construção Civil; a Apresentação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o Pacto Global e Oficina de Planejamento.

As palestras e oficinas tiveram como tema central a gestão de resíduos da construção civil e foram ministradas em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente de Porto Velho (Sema), a Assessoria de Descentralização Ambiental (Asdea), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam).

O evento também contou com a presença de diversas autoridades do Estado e municípios, que são ligados às secretarias, órgãos e entidades do meio ambiente. Entre eles o prefeito Urupá, Celio Lang, que é presidente da Associação Rondoniense de Municípios (ARON), e o Deputado Estadual Ribamar Araújo (PR), que recebeu um ofício de solicitação de emenda de R$ 200 mil, que já está garantida para o próximo ano.

O recurso que vai permitir que a ANAMMA contrate uma empresa de assessoria técnica para os 52 municípios de Rondônia, auxiliando na realização de projetos e licenciamentos ambientais. Ainda dentro da programação, aconteceu uma prévia da eleição da diretoria da ANAMMA do próximo biênio.

Matéria: Azenir Rosa

Fotos: Jota Batista