carregando...

MENU

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

13 de abril de 2021
ASCOM

Semusa conclui curso introdutório dos agentes comunitários de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) concluiu, na última sexta-feira (9), o curso introdutório dos novos agentes comunitários de saúde (ACS) de Ji-Paraná. Essa é uma das últimas etapas antes dos ACS irem a campo e iniciarem o atendimento dos moradores do município.

Nesta quarta-feira (14), a Prefeitura de Ji-Paraná deverá emitir um edital de convocação para posse dos novos agentes de saúde. Após essa publicação, os convocados deverão apresentar todos os documentos necessários, dentro do período de 30 dias.

O módulo de preparação dos ACS foi iniciado na segunda-feira (5) e concluído na última sexta, com carga horária de 40 horas. Foram convocados 15 novos agentes, aprovados no último concurso público, que irão atuar em diversos bairros de Ji-Paraná, auxiliando também no combate ao novo coronavírus (Covid-19).

“Esses profissionais são fundamentais neste momento de pandemia. Pois são eles que estão diretamente com a população, orientando e buscando dados desses moradores. São os agentes que criam o vínculo entre a comunidade e o serviço de saúde”, afirmou Kellen Nayara Cardoso, diretora do Departamento de Atenção Básica (DAB) da Semusa.

O curso introdutório também tem como objetivo, habilitar e qualificar o desempenho das atividades de vigilância, promoção da saúde, prevenção e controle de doenças, em conformidade com as políticas, diretrizes e programas do SUS.

“O prefeito Isaú Fonseca [MDB] cumpriu uma promessa, que era de priorizar a Atenção Básica de Ji-Paraná. Fiquei impressionado com a qualidade técnica dos palestrantes do curso preparatório, que eram todos funcionários da Semusa. Estamos prontos para prestar atendimento à população”, garantiu Emanuel Henrique de Castro, um dos ACS aprovados.

A diretora do DAB também destacou a importância do curso introdutório, para qualificar os profissionais que irão atuar junto à população de Ji-Paraná. A previsão é de que, dentro de 30 dias, todos os aprovados já estejam prestando atendimento aos moradores.

“Este curso é realizado para que eles entendam a importância e as ações que são desenvolvidas pelo agente comunitário. Os aprovados já foram convocados e já passaram pelo curso de preparação, agora faltam apenas detalhes de documentação para que eles possam começar a atuar”, detalhou Nayara Cardoso.