carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

23 de dezembro de 2021

ASCOM GABINETE SEMUSA

Semusa faz alerta sobre casos de gripe em Ji-Paraná

Procura pela vacina aumentou nas últimas semanas

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), alerta a população sobre a gripe H3N2, com casos registrados em dez estados do Brasil. Em Ji-Paraná, a procura pela vacina contra Influenza aumentou consideravelmente nas últimas semanas.

Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde da Semusa, não houve um aumento em relação aos números de casos da doença em Ji-Paraná. Porém, a diretora do departamento, Alinny Rezende Santos Ferreira, ressaltou que as pessoas devem se prevenir da doença.

“Os cuidados para se proteger da Influenza A H3N2 são os mesmos da Covid. Devemos usar máscaras, evitar aglomerações ou locais fechados e realizar a higienização das mãos com sabonete ou álcool em gel”, destacou Alinny.

Até o momento, cinco estados brasileiros já registraram surto epidemiológico por conta da nova cepa do vírus da gripe. Nas últimas semanas, houve um aumento na procura pela vacina contra a gripe, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município, mas não há necessidade de uma segunda dose para quem já se imunizou em 2021.

“Tivemos um aumento de aproximadamente três vezes na procura diária pela vacina nas UBS. Ao que se sabe, até o momento, essa nova variante da gripe é resistente à vacina, porém, o imunizante protege contra outras linhas da gripe, como a H1N1 e a linhagem da Influenza B, que também podem provocar sintomas graves e internações”, alertou Cristiane Della Libera, diretora da Divisão de Imunização da Semusa.

Matéria: Marco  Bernardi
Fotos: Arquivo Ascom