carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

14 de setembro de 2021

ASCOM GABINETE SEMUSA

Semusa realiza ações da Campanha Setembro Amarelo

Programação segue com palestras e rodas de conversa

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), está realizando uma série de ações da Campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. A programação segue até o fim do mês, com palestras e rodas de conversa.

Na última quarta (8), a Semusa promoveu uma palestra, ministrada pela psicóloga Carine Antonia Kremer, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Nova Brasília. No dia seguinte, na quinta-feira (9), foi realizada uma roda de conversa sobre Constelação Familiar, na UBS do Km-05, com a enfermeira Esther Osinaga Rojas de Gantier.

Neste fim de semana, as atividades foram realizadas na última sexta-feira (10), na UBS 2 de Abril, e no sábado (11), na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ji-Paraná. As ações são desenvolvidas pelo Departamento de Atenção Básica (DAB) e pelo Departamento de Serviços Especializados (DSE).

Na UBS 2 de Abril a Semusa promoveu uma tarde de exercícios físicos como meio de combate à depressão. As atividades foram promovidas pela educadora física do Núcleo de Apoio à Saúde Familiar (NASF), Marcela Silva.

“A ação alusiva ao Setembro Amarelo foi pensada em atender com atividade física de fortalecimento, alongamentos e dança lúdica, para lembrar aos pacientes e aos servidores da Saúde, que ser ativo é importante na prevenção, não somente de doenças físicas, como também psíquicas”, destacou a professora.

No sábado, no auditório da CDL, a psicóloga Cleunice de Souza e Silva participou de uma roda de conversa para sensibilizar os profissionais sobre o tema, falando sobre a Campanha Setembro Amarelo, as patologias e como procurar ajuda.

A programação do Setembro Amarelo segue com uma roda de conversa na UBS Juscelino Cardoso, em anexo ao Parque de Exposições, nesta sexta-feira (17), às 8h da manhã. Na próxima quarta-feira (22), às 9h, acontece uma palestra sobre depressão pós parto, na UBS do Distrito de Nova Londrina. No dia 29, às 8h, será realizado um encontro na UBS BNH.

No dia 30, encerrando a Campanha Setembro Amarelo, será realizado o Dia D de Valorização à Vida, no Centro de Atenção Psicossocial II (Caps II), às 8h, a ação segue durante todo o dia com salas de meditação, autoestima e empreendimento, sala nutricional, dinâmica, ergonômica e psiquiátrica.

“As atividades nas UBS são realizadas pelo DAB, em parceria com a direção de cada unidade, e o DSE vai realizar o Dia D de Valorização à Vida, no dia 30 de setembro, como fechamento da campanha”, explicou Relrisson de Souza Soares, diretor do DSE.

Matéria: Marco Bernardi
Fotos: Jota Batista e Vinicius Ostrowski