carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

30 de dezembro de 2021

ASCOM GABINETE SEMUSA

Semusa se destacou no combate à pandemia

Mais de 180 mil doses de vacinas contra a Covid foram aplicadas

A Prefeitura de Ji-Paraná realizou um balanço das principais ações desenvolvidas ao longo de 2021. A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) se destacou no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
“Tivemos um ano difícil, em que perdemos muitos amigos para essa terrível doença. Na administração pública, também foi um ano de grandes desafios, conseguir lidar com as dificuldades que essa pandemia nos impôs”, destacou o Prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca (MDB).
O trabalho da Semusa foi um dos que mais se destacou no ano de 2021, em especial pelo enfrentamento à pandemia de Covid. Desde o início da campanha de vacinação, foram mais de 180 mil doses aplicadas em Ji-Paraná.
A Divisão de Imunização da Semusa também administrou mais de 67 mil doses das vacinas de rotina, como as vacinas contra a gripe e as hepatites e também a tríplice viral, que protege contra o sarampo, rubéola e caxumba.
O Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz prestou aproximadamente 130 mil atendimentos à população de Ji-Paraná, sendo que cerca de 34 mil, ou 26,66%, eram pacientes com suspeita ou confirmação para Covid-19.
Durante o ano, o Centro Especializado em Reabilitação (CER-III) realizou cerca de 25 mil atendimentos de fisioterapia; mais de 3 mil consultas com fonoaudiólogos, sendo que a maioria dos pacientes são portadores do Transtorno de Espectro Autista (TEA). O CER III também promove atendimentos de psicologia, educação física, enfermagem, nutrição, assistência social e terapia ocupacional.
Também foram realizadas ações especiais, como a Campanha do Dia Internacional da Mulher, em março, e o Outubro Rosa, com atendimentos voltados à saúde da mulher. Em novembro, ocorreu o mês mundial de prevenção e combate ao câncer de próstata, o Novembro Azul.

Mais de 500 cirurgias eletivas foram realizadas em apenas quatro meses

O Projeto Fila Zero foi iniciado em agosto, com a realização de mais de 500 cirurgias eletivas, em apenas quatro meses. Por conta da pandemia, as cirurgias eletivas foram paralisadas em 2020. Com a intenção de zerar a fila de espera, o Prefeito  Isaú Fonseca determinou que o projeto fosse criado, atendendo à demanda acumulada nos últimos meses.
Mais de 1,3 mil pessoas foram cadastradas e avaliadas pelo Projeto Visão, que irá promover um mutirão, com mais de mil cirurgias de catarata e pterígio. As operações devem ser realizadas em 2022, em uma ação inédita na história do município.
Projeto Visão avaliou mais de 1.300 pacientes para cirurgias de catara e pterígio
A Saúde também se destacou em outras áreas, como o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que vacinou mais de 16 mil cães e gatos, nos dois distritos de Ji-Paraná, e outros 6,5 mil animais na zona rural. O CCZ também realizou 1,2 mil castrações, em convênio com clínicas veterinárias parceiras.
A Divisão de Endemias realizou 135 mil visitas às casas e pontos comerciais de Ji-Paraná, no combate aos criadouros de Aedes aegypti, mosquito vetor de doenças como a dengue, febre amarela, zika vírus e chikungunya.
Semusa distribuiu mais de 40 mil testes rápidos para detecção de ISTs
Mais de 220 mil preservativos (camisinhas) foram distribuídos, além da realização de 43 mil testes rápidos para a detecção de HIV, sífilis e das hepatites B e C. A Semusa também realizou cerca de 12 mil testes de Covid-19.
Uma nova ala, com 26 leitos e espaço para acompanhantes, foi inaugurada no Hospital Municipal, em agosto. E, na última terça-feira (21), a grande notícia que Ji-Paraná esperava, com a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do 2º Distrito, que já está em funcionamento atendendo a população em casos de urgência e emergência.
UPA do 2º Distrito foi inaugurada no dia 21 de dezembro
“2021 foi um ano desafiador. Travamos uma grande batalha contra a Covid-19 e, com o avanço da vacinação, estamos conseguindo vencer. O ano se encerrou com chave de ouro, com a inauguração da nova UPA do 2º Distrito, que conseguimos entregar para a população”, comemorou Wanessa Oliveira e Silva, titular da Semusa.