carregando...

MENU

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

12 de abril de 2021

Testagem rápida para detecção da Covid-19 é realizada em formato drive-thru

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), está promovendo um drive-thru de testagem rápida para detecção do novo coronavírus (Covid-19). A ação segue até as 13h desta segunda-feira (12), no pátio do antigo Posto Vitória 1, no cruzamento da avenida Marechal Rondon com rua João dos Santos Filho, no bairro 2 de Abril, primeiro distrito de Ji-Paraná.

“Começamos a realizar os testes rápidos a partir das 9 horas da manhã, desta segunda. Quem chegar na fila até as 13 horas fará o exame hoje. Nossa intenção é testar a maior possibilidade de moradores”, destacou o titular da Semusa, Ivo da Silva.

Cerca de mil exames de testagem rápida do tipo antígeno para Covid-19, com procedimento de coleta swab nasal (haste flexível), foram disponibilizados para a ação. Este foi o 12º drive-thru realizado no estado, com o apoio da Sesau, e a segunda ação promovida em Ji-Paraná.

O drive-thru de testagem rápida está sendo realizado para diagnosticar pessoas assintomáticas, ou seja, que não apresentam nenhum sintoma, mas que tiveram contato próximo com pessoas positivadas, ou aqueles que apresentam quaisquer sintomas gripais, característicos do novo coronavírus.

“As pessoas que testarem positivo nós vamos solicitar que fiquem isolados, em quarentena por um período mínimo de dez dias, cessando a cadeia de transmissão do vírus. Além disso, quem testar positivo terá a oportunidade de passar por uma consulta médica e, caso queira, receber os medicamentos para iniciar o tratamento”, afirmou Fernando Máximo, secretário da Sesau.

A ação conta com o apoio de servidores da Semusa e das secretarias municipais de Agricultura (Semagri) e Esporte e Turismo (Semetur). Além da colaboração da Sesau, o drive-thru também é realizado em parceria com a Defesa Civil do Estado, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar (PM) e da Autarquia Municipal de Trânsito, além de voluntários do comércio local e estagiários das universidades Estácio Unijipa e São Lucas.