carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

22 de outubro de 2021

ASCOM GABINETE SEMUSA

Teste do Pezinho pode ser realizado em todas UBS

Mãe deve procurar a unidade de referência do bairro

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), iniciou a descentralização do Teste do Pezinho. Agora, o exame pode ser realizado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município.

Anteriormente, o Teste do Pezinho era realizado exclusivamente na UBS L1 Maringá. Para ampliar o acesso da população ao exame, a Semusa capacitou os enfermeiros e técnicos de enfermagem do Departamento de Atenção Básica (DAB) das UBS de Ji-Paraná.

“A coleta, para a população em geral, não é mais centralizada no L1 Maringá, já que o atendimento foi ampliado para todas as UBS. Ou seja, as mães devem procurar a unidade de referência dos bairros em que elas residem, não importando se elas fizeram o pré-natal pelo SUS ou na rede particular”, destacou a diretora da Divisão de Estratégia de Saúde da Família (ESF), Graciella de Sousa Veras

Com a mudança, a UBS L1 Maringá passa a atender apenas as mães da região central do bairro Nova Brasília, além da população da população rural de responsabilidade da unidade. Os moradores dos outros bairros devem procurar a UBS mais próxima de casa para realizar o Teste do Pezinhos nos recém-nascidos.

O Teste do Pezinho deve ser realizado na primeira semana de vida do bebê, em especial entre o terceiro e o quinto dia. O exame consiste na coleta de gotas de sangue do calcanhar do recém-nascido e identifica doenças que atrapalham o desenvolvimento infantil, que poderiam demorar muito tempo para apresentar os primeiros sintomas.

“A preocupação é revelar possíveis diagnósticos o quanto antes. Pois, podemos evitar agravamentos e sequelas de possíveis doenças, se iniciarmos o tratamento o mais rápido possível, preservando a saúde e o desenvolvimento da criança”, afirmou Graciella.

Matéria: Marco Bernardi
Fotos: Arquivo Ascom