carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

16 de setembro de 2021

ASCOM GABINETE SEMUSA

UBS realiza encontro com pacientes do Programa HiperDia

UBS realiza encontro com pacientes do Programa HiperDia

Equipe ensinou receitas saudáveis, com ingredientes acessíveis

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), tem trabalhado com assistência específica no tratamento dos hipertensos e diabéticos.

Essa é uma das muitas ações realizadas pelo DAB, o cuidado com a conscientização e prevenção para controle da hipertensão e do diabetes. A ação, que é voltada aos hipertensos e diabéticos, é a do HiperDia com encontros todos os meses, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ji-Paraná e dos Distritos de Nova Londrina e Nova Colina.

O Programa HiperDia tem por objetivo cadastrar e acompanhar todos os pacientes hipertensos e diabéticos, a fim de que, através do cuidado especial, consigamos fazer o controle das doenças e garantir uma melhor qualidade de vida aos pacientes.

O encontro do HiperDia foi realizado na manhã de quarta-feira (15), pelas equipes de saúde da UBS de Nova Londrina, pelas enfermeiras Fernanda Kogiso e Rariene da Silva, acompanhadas pelos médicos Evandro Rios e Anderson Torres, e pelas técnicas de enfermagem Adgeane Batista e Maria Lucileide.

“Essa ação é direcionada aos pacientes hipertensos e diabéticos que realizam acompanhamento nas UBS. Os encontros do HiperDia são mensais, são momentos destinados a transmitir informações a esses usuários, sobre as doenças crônicas que os acometem, visando que os mesmos tenham conhecimento de suas doenças, evitando agravamentos da saúde e maior qualidade de vida”, afirmou a enfermeira Rariene da Silva.

“No encontro de hoje, a equipe ensinou receitas saudáveis, com ingredientes acessíveis e degustação dos pratos. Os cuidados com a alimentação, com o uso correto das medicações, hão também que se adotar as práticas de atividades físicas condizentes com a condição de saúde de cada paciente, que é acompanhado pela equipe multidisciplinar. Todas essas ações somadas garantem melhor qualidade de vida aos hipertensos e diabéticos”, concluiu a enfermeira Fernanda Kogiso

Matéria: Azenir Rosa
Fotos: Arquivo Ascom