carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

30 de agosto de 2021

ASCOM SEMUSA

UTI do Hospital Municipal não registra óbitos em agosto

Dos pacientes internados, 57% receberam alta da unidade

 

A Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz não registrou nenhum óbito em decorrência do novo coronavírus (Covid-19), durante o mês de agosto. Dos pacientes internados, 57% receberam alta da unidade, sendo que nenhum deles precisou ser re-hospitalizado.

No período entre 25 de julho e 25 de agosto, a UTI do Hospital Municipal recebeu 14 pacientes em tratamento da Covid-19. Sendo que 57% receberam alta, 14% continuam internados e o restante dos pacientes, cerca de 29%, foram transferidos para outras unidades hospitalares por disfunções renais.

Neste período, oito ji-paranaenses faleceram por complicações causadas pela Covid-19. Estes pacientes vieram a óbito em unidades hospitalares de outros municípios ou em hospitais particulares.

“Pelo terceiro mês consecutivo houve uma redução no número de óbitos na UTI do Hospital Municipal de Ji-Paraná. Nos últimos 30 dias, não houve nenhum óbito na UTI-COVID. Todos os pacientes internados na UTI-COVID têm o diagnóstico de Síndrome Respiratória Aguda Grave, 92% dos pacientes foram intubados e receberam ventilação mecânica. A equipe multiprofissional trabalha para que medidas profiláticas zerem o número de complicações preveníveis, como trombose venosa profunda, úlcera de estresse e úlcera de pressão”, agradeceu o Dr. Cristovão dos Reis Silva, médico responsável técnico pela UTI do Hospital Municipal.

No mesmo período, o município registrou 283 novos casos de Covid-19. Entre 25 de junho e 25 de julho, Ji-Paraná teve 923 casos da doença. Em comparação com o mês anterior, agosto registrou queda de 70% nos números de casos de Covid.

“Nosso município está avançando na vacinação contra a Covid-19. O reflexo desse avanço é a queda de casos da doença e, consequentemente, o menor número de pessoas internadas no HM. Mas não podemos relaxar, devemos manter os cuidados para que possamos evitar uma nova onda de Covid em nosso município”, alertou a diretora-geral do HM, Miriam Alves Codeço.

Até o momento, mais de 80 mil pessoas já receberam a primeira dose das vacinas contra Covid, em Ji-Paraná, o que representa mais de 60% da população, de acordo com a estimativa populacional promovida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Cerca de 30 mil pessoas receberam a segunda dose, ou a vacina em dose única.

“A determinação do Prefeito Isaú Fonseca [MDB] foi que todas as pastas apoiassem a Saúde. Por isso, servidores de todas as secretarias municipais estão envolvidos diretamente nos drives-thrus de vacinação, além dos voluntários que também nos apoiam nas ações”, destacou Wanessa Oliveira e Silva, titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

Matéria: Marco Bernardi
Fotos: Arquivo Ascom