carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

17 de maio de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMED SEMES

Abertura do JEMs emociona a todos depois de quase três anos sem competições

Evento reúne mais de mil alunos/atletas em modalidades individuais e coletivas

Depois de quase três anos sem competições oficiais, o Ginásio de Esporte Gerivaldo José de Souza (Gerivadão) voltou a ser palco de uma abertura oficial de jogos digna de sua história. Na sexta-feira (13), alunos/atletas, pais, professores, técnicos e amantes dos esportes voltaram a viver as alegrias e emoções de uma competição com a abertura do Jogos Escolares Municipais (JEMs).

Mais de 20 escolas das redes municipal, estadual, federal e particular de ensino desfilaram com seus alunos/atletas na cerimônia de abertura do JEMs. Ao todo, serão 27 escolas participantes, com 235 alunos nas modalidades esportivas individuais e 811 alunos nas modalidades esportivas coletivas, totalizando 1.046 alunos/atletas.

A cerimônia de abertura teve desfile de bandeiras, execuções dos hinos Nacional e de Ji-Paraná; as apresentações individuais das alunas ginastas Raíssa Carmo Portilho e Flávia Isabelly Pires Ballman e uma apresentação coletiva do Projeto Social Sonho Meu, da Fundação Ji-Cred; os juramentos dos atletas, feito pela aluna Eloá Dominique Soares da Silva, da Escola Municipal Dinalmir Ferreira, dos técnicos, feito pelo professor Juliano Censi, do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia (Ifro/Ji-Paraná), e dos árbitros feito pelo árbitro Luiz Henrique Honorato dos Santos.

O ponto alto da cerimônia foi a entrada da Chama Olímpica, conduzida pelo aluno/atleta Arthur Silva Bezerra, da Escola Estadual Gonçalves Dias, e o acendimento da Pira Olímpica, feita pelo aluno/atleta Plynio Gabriel Alves Araújo, também da Escola Gonçalves Dias, representando a paz, a união e a amizade entre os participantes.

“O que estamos vendo aqui são os nossos filhos, os nossos alunos começando o momento atleta da vida deles. Acredito, muitos, pisando pela primeira vez nesse ginásio para participar de uma competição escolar. É um marco para o nosso município. Quando a gente vê nossos alunos entrando no ginásio não tem como não passar um filme nas nossas cabeças”, lembrou o prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca ao declarar aberto o Jogos Escolares Municipais 2022.

“Começa um novo momento no esporte de Ji-Paraná. Relutaram bastante para que não houvesse, mas hoje vimos o quanto é importante o esporte na vida de nossas crianças. Já estive aqui por várias vezes como atleta e só quem pratica esportes sabe o quão bom e o quanto é significante o esporte na vida”, acrescentou.

Já em sua fala, o secretário municipal de Educação e de Esportes, Jeferson Barbosa comentou das dificuldades e a determinação do prefeito para que fosse realizado o JEMs. “Só estamos aqui agora, todos nós, porque o Prefeito Isaú Fonseca determinou que estivéssemos. Ele disse que não era para pensar em valores e não medir esforços para que os jogos acontecessem”, assegurou.

“E foi o que aconteceu. Foi um trabalho incansável de toda equipe técnica do Núcleo de Educação Física [NEF] e de toda a Superintendência de Ensino, na pessoa da Alexandra Ortiz. Só temos a agradecer a todos, principalmente aos jovens que estão aqui agora. O esporte transforma vidas e vai transformar a vida de todos que estão aqui hoje participando do Jogos”, prosseguiu o secretário, ao afirmar que o JEMs é uma realidade nesse e nos próximos anos.

O presidente da Câmara de Vereadores de Ji-Paraná, Welinton Fonseca (MDB), e demais autoridades estaduais e municipais também prestigiaram a cerimônia de abertura do JEMs.