carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

28 de janeiro de 2022

AMT ASCOM GABINETE

AMT promove ações de conscientização no trânsito

AMT promove ações de conscientização no trânsito

Pit-stop foi realizado na manhã desta sexta-feira, 28

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMT), segue com as ações alusivas à Campanha Educativa de Trânsito, com o tema “No trânsito, seja educado”, ressaltando a importância da conscientização da população sobre os riscos e deveres no trânsito.

Na manhã desta sexta-feira (28), a AMT promoveu um pit-stop de conscientização, com a distribuição de panfletos educativos aos motoristas que passavam pelo local. A ação foi realizada no cruzamento da avenida Marechal Rondon com a Rua do Mineiros, em frente ao Irmãos Gonçalves.

“A ação desta sexta-feira é mais uma em alusão a Campanha Educativa de Trânsito, lançada pela Prefeitura e AMT na última semana. Nos próximos meses, vamos realizar uma série de operações, visando conscientizar a população de Ji-Paraná sobre os deveres de cada um no trânsito”, explicou Oribe Alves Júnior, presidente da AMT.

A campanha é dividida em cinco temas e, inicialmente, está planejada para acontecer durante cinco meses, devendo durar até o segundo semestre do ano. Neste mês de janeiro, o tema é “Respeite a legislação de trânsito, não avance o sinal vermelho”.

“Sabemos que muitos acidentes de trânsito que ocorrem em Ji-Paraná são causados pela imprudência dos condutores. Em boa parte destes acidentes, o motorista avança o sinal vermelho e acaba colidindo contra outro veículo que estava respeitando as leis de trânsito”, detalhou o presidente da AMT.

Oribe Júnior também afirmou que a intenção do Prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca, é integrar a Campanha Educativa de Trânsito ao calendário de ações oficiais do município. Nos próximos meses a campanha vai debater o cinto de segurança, o uso do aparelho de celular enquanto dirige, o respeito às vagas de estacionamento prioritárias e o respeito à faixa de pedestres.

“Escolhemos temas pertinentes à realidade do trânsito de Ji-Paraná. Grande parte dos acidentes e, consequentemente, lesões, são provocadas pelo avanço do sinal vermelho e uso do celular, por exemplo. É nosso dever trabalharmos para que nosso município tenha mais segurança no trânsito”, afirmou.

A Campanha Educativa de Trânsito é realizada pela AMT, com a parceria da Divisão de Educação do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Corpo de Bombeiros Militar.

Frota

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ji-Paraná possui uma frota de aproximadamente 100 mil veículos, sendo que mais da metade, cerca de 53 mil, são motocicletas ou motonetas.

“Ji-Paraná cresceu muito nos últimos anos e muito rápido. Esse crescimento acabou sendo desordenado, especialmente no trânsito. As campanhas educativas são extremamente necessárias, para evitarmos que vidas sejam perdidas em acidentes de trânsito”, explicou o presidente da AMT.

Matéria: Marco Bernardi
Fotos: Jota Batista