carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

1 de junho de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMEIA

Atividades marcam Semana Nacional do Meio Ambiente

Semeia realiza ações educativas para sensibilizar a população

Para marcar o início da Semana Nacional do Meio Ambiente, a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), realizou na manhã de terça-feira (31), visitas aos moradores dos bairros Novo Ji-Paraná e Jardim dos Migrantes (2º distrito), para sensibilizar sobre os impactos que as queimadas podem causar ao meio ambiente.

“Nesta semana, a equipe da Semeia vai intensificar as ações para conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente, reciclagem do lixo e arborização, além de alertar que a queimada é crime e que a fumaça causa várias doenças respiratórias”, lembrou a secretária da Semeia, Jeane Muniz.

Durante as visitas, a equipe orienta para que a pessoa não ateie fogo ao lixo no quintal ou em terrenos baldios, não jogue bitucas de cigarro em áreas de matas ou estradas e não ateie fogo em áreas urbanas ou rurais. A pessoa pode denunciar a queimada pelos números: 193 (Bombeiros), 3411-4204/99220-3059 (Semeia) e 3423-3791 (Polícia Ambiental).

Os moradores do bairro Novo Ji-Paraná, Peresch e Luciana Schaefer, elogiaram o trabalho educativo que está sendo realizado para orientar as pessoas sobre o perigo da queimada. Nesta semana, a Semeia continuará alertando a população em vários locais do município.

“Além de ser uma ação da Semana do Meio Ambiente, já estamos cumprindo com a determinação do Tribunal de Contas do Estado [TCE-RO] de que cada município faça e execute seu plano de ação para conter às queimadas”, comentou Jeane Muniz.

Na quinta-feira (1º), acontecerá uma visita à estação da Caerd com a equipe da Semeia e estudantes, que conhecerão como é feito o tratamento da água. A ação será em parceria com a Agerji. Na sexta-feira (3), a equipe vai realizar, a partir das 7h30, a limpeza da lagoa central e de alguns pontos do Parque Ecológico.