carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6 de junho de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMEIA

Denúncias de queimadas urbanas podem ser feitas por aplicativo

Plataforma é um aliado importante para combater a prática das queimadas

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), intensificou a divulgação da plataforma Guardiões da Amazônia, aplicativo onde a população pode fazer as denúncias de queimadas urbanas, contribuindo para que os órgãos de fiscalização tenham mais agilidade para apurar e autuar os responsáveis.

“O aplicativo é um aliado importante para combater a prática das queimadas urbanas, principalmente neste período de seca, pois registra a localização exata dos focos. Provocar incêndio é crime ambiental previsto em lei, com previsão de pensa de dois a quatro anos de reclusão além de multa”, comentou a secretária municipal de Meio Ambiente, Jeane Muniz.

A pessoa deve baixar a plataforma e denunciar, com uma foto do local. “O registro ajudará os órgãos de fiscalização, que terão as coordenadas geográficas exatas e agirão com maior eficiência”, informou a secretária.

Uma outra opção para denunciar é ligar para os números 3423-3791 (Polícia Ambiental, 193 (Corpo de Bombeiros) e 3411-4204 (Semeia). “Contamos com o apoio de todos neste combate as queimadas”, disse a equipe da Semeia.

O aplicativo foi desenvolvido pela 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl) e as denúncias podem ser feitas de forma anônima ou identificada. “Intensificamos a divulgação deste importante aplicativo, as ações educativas de sensibilização da população sobre os impactos que as queimadas podem causar ao meio ambiente e a fiscalização”, concluiu a secretária.