carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

26 de janeiro de 2022

ASCOM GABINETE SEMUSA

Drive-thru de testagem da Covid-19 acontece no próximo sábado

Mutirão será realizado pela Sesau, com apoio da Prefeitura de Ji-Paraná

No próximo sábado (29), Ji-Paraná receberá mais um drive-thru de testagem para detecção do novo coronavírus (Covid-19). A ação será realizada a partir das 9 horas da manhã, no pátio do antigo Posto Vitória 1, no bairro 2 de Abril.

O drive-thru de testagem é realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).  O método utilizado será o antígeno, que consiste em um exame mais preciso com a identificação do coronavírus desde os primeiros dias de infecção.

Em abril do ano passado, Ji-Paraná recebeu o drive-thru de testagem pela primeira vez, quando foram realizados 663 testes rápidos, com 87 diagnósticos positivos para a doença, ou seja, aproximadamente 13% dos testes realizados na ação.

“Estamos vivendo um aumento nos casos de Covid em Ji-Paraná. Esse aumento é reflexo das comemorações de fim de ano, onde muitas pessoas viajaram ou participaram de festas. Em 2021, os números baixaram e muitas pessoas relaxaram nas medidas de prevenção, mas temos que lembrar que a pandemia ainda não acabou”, alertou Wanessa Oliveira e Silva, titular da Semusa.

O drive-thru de testagem rápida faz parte das ações anunciadas pelo Governo de Rondônia para conter a cadeia de transmissão da Covid-19. Desde o início da pandemia, a Sesau já promoveu 24 edições, em Ji-Paraná, Guajará-Mirim, Vista Alegre do Abunã, Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Pimenta Bueno, Cacoal, Rolim de Moura, Buritis, São Miguel do Guaporé, São Francisco do Guaporé, Costa Marques, Alvorada D’Oeste, Cerejeiras e Vilhena.

“Rondônia não vai parar e não pode parar. Por isso, o governo segue firme com as ações de combate à Covid-19 para a saúde de cada cidadão, bem como a econômica do estado. O Governo de Rondônia tem realizado medidas para combater o avanço da Covid-19, a exemplo do drive-thru de testagem rápida que atenderá a população de Ji-Paraná”, destacou o governador de Rondônia, Marcos Rocha.

Realizado pela Sesau, a ação contará com o apoio do Departamento de Vigilância em Saúde, Departamento de Atenção Básica (DAB), Departamento de Serviços Especializados (DSE) e da Divisão de Vigilância Epidemiológica do município.

Matéria: Marco Bernardi

Fotos: Arquivo Ascom