carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

11 de abril de 2022

ASCOM GABINETE SEMUSA

Enfermeiros da Semusa se formam em curso para promoção da saúde da mulher

Capacitação aconteceu em parceria entre o Cofen, Coren e o Hospital Sofia Feldman

Profissionais de enfermagem da rede municipal de Ji-Paraná se formaram na 1ª turma do curso de Consulta de Enfermagem Ginecológica, com ênfase no planejamento reprodutivo. A capacitação foi realizada com servidores da Secretaria Municipal de Saúde e ofertado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Ji-Paraná, Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RO) e o Hospital Sofia Feldman, de Belo Horizonte (MG).

O encerramento do curso foi realizado, na última sexta-feira (8), no plenário da Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP). A parte teórica do treinamento foi iniciada em novembro de 2021 e, no dia 28 de março, as equipes deram início ao período prático da capacitação.

“Foram capacitados dez enfermeiros da Semusa, que serão multiplicadores desse conhecimento em todo o estado de Rondônia, difundindo essas informações para os profissionais de outros municípios”, explicou a diretora do Departamento de Atenção Básica (DAB).

Durante as duas semanas do curso prático, mais de 300 mulheres foram atendidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) 2 de Abril, KM-5, Dom Bosco, São Francisco, Jucelino Cardoso (Exposição), com a consulta de enfermagem voltada ao acolhimentos às mulheres, além da inserção de aproximadamente 230 dispositivos intrauterinos (DIUs).

A qualificação dos servidores foi realizada por meio da parceria, firmada em agosto de 2021, entre a Prefeitura de Ji-Paraná, Cofen, Coren e o Hospital Sofia Feldman, quando foi firmado um acordo de cooperação para a realização de cursos dos profissionais de enfermagem de Ji-Paraná.

“Fomos um dos poucos municípios do Brasil que foram contemplados com essa parceria na realização de cursos de qualificação profissional. Nossos profissionais são capacitados continuamente, visando melhor atendimento à Saúde da mulher”, afirmou a diretora do DAB.

O coordenador da Comissão Nacional de Saúde da Mulher do Cofen, Herdy Alves, o presidente do Coren-RO, Manoel Carlos Neri, a responsável técnica do Hospital Sofia Feldman, Vera Cristina Alves, o secretário municipal de Administração (Semad), Jônatas França, também participaram da formação dos enfermeiros da Semusa.