carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

9 de abril de 2022

ASCOM GABINETE SEMED

Estudantes da rede municipal passam por avaliação diagnóstica

A intenção é verificar o nível de aprendizado das aulas remotas

Faltando poucos dias para completar dois anos, período em que estudantes de Ji-Paraná ficaram fora das salas de aula devido à pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), eles retornam às escolas (em 14 de março) e a preocupação da Secretaria Municipal de Educação (Semed) agora é saber o que as crianças aprenderam nas aulas remotas ou se houve formação de lacunas na aprendizagem delas.

Por isso, a partir de hoje, segunda-feira (21), todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino vão passar por uma avaliação diagnóstica para mapear a aprendizagem dos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e também da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ofertado pelo município.

As avaliações diagnósticas foram elaboradas pela equipe técnica da Superintendência de Ensino da Semed em três partes. A primeira é para estudantes do 1º ao 5º ano. A segunda para estudantes de 6º ao 9º ano, com ênfase nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa e, a terceira, para os estudantes do EJA.

As avaliações serão aplicadas em todas as escolas municipais até 24 março e os resultados devem ser enviados de volta à Secretaria de Educação até o dia 31 deste mês. Além das avaliações, foram encaminhadas para as unidades de ensino orientações específicas para a aplicação de gestores, supervisores, orientadores e professores.

“Essa avaliação diagnóstica vai ser feita a todos os nossos estudantes. Com ela, saberemos os pontos fortes e as dificuldades dos alunos no domínio de algumas habilidades e competências. Com isso, poderemos, em conjunto com as escolas, planejar as estratégias pedagógicas de recuperação dessa aprendizagem, caso seja detectada a defasagem”, afirmou o secretário de Educação de Ji-Paraná, Jeferson Barbosa.

Segundo ele, com os resultados da avaliação, também será possível ponderar a contratação ou aquisição de ferramentas que possam auxiliar nesse processo de recuperação.