carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

24 de maio de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMASF

Família Acolhedora será lançado no fim de maio

Programa tem início com a implantação e sensibilização de agentes e instituições

O Serviço Família Acolhedora – Projeto Família AMA será lançado no dia 31 de maio, no auditório do Ministério Público de Rondônia (MPRO), pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), em parceria com o Banco Santander.

No primeiro momento, o cronograma estava voltado para a sensibilização dos servidores da Semasf, bem como a capacitação da equipe que irá atuar no cadastro e capacitação das famílias aptas a serem famílias acolhedoras.

Depois, as famílias selecionadas e cadastradas serão acompanhadas pela equipe técnica do projeto para receber crianças e adolescentes. A equipe também deve divulgar o serviço em instituições socioassistenciais, governamentais, não-governamentais e eclesiásticas.

O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (SAF), programa tipificado em lei federal, é uma modalidade de amparo para dar proteção integral a crianças e adolescentes, que por algum motivo precisaram ser afastadas, temporariamente, de sua família de origem ou determinada por medida protetiva.

Para o diretor da Proteção Social Especial da Semasf, Gilson Lopes Soares, o projeto visa acolher as crianças com vínculo familiar fragilizado ou rompido para garantir o seu direito. “Cada família cadastrada receberá um salário mínimo e acompanhamento assistencial para atender a crianças e adolescentes em suas necessidades sociais e de saúde”, admitiu.

O Banco Santander apoia o projeto com recursos no valor de, aproximadamente, R$ 200 mil. O prazo para execução é de até um ano, podendo ser prorrogado e ampliado por mais três anos.