carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

27 de abril de 2022

ASCOM GABINETE SEMPLAN

Feirão do Produtor inaugura na segunda quinzena de maio

Após a reestruturação, o local passará a ter área de 1.430 m²

Está previsto para a segunda quinzena de maio, a conclusão das obras de ampliação do Feirão do Produtor em Ji-Paraná, segundo o cronograma da Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan).

Os recursos são oriundos do governo federal, com emenda do senador Acir Gurgacz, por meio do Programa Calha Norte (PCN), e somaram mais de R$ 900 mil. A contrapartida da Prefeitura de Ji-Paraná foi de R$ 100 mil.

Para o secretário da Semplan, Rui Vieira, a ampliação foi uma solicitação dos próprios feirantes, devido à estruturação do espaço que foi construído há mais de 25 anos. “Estamos realizando em três etapas a obra do Feirão. O piso, o revestimento em cerâmica das paredes e a cobertura dos boxes externos”, detalhou.

Outros pontos da ampliação são a construção de lanchonetes com bancadas de granito, estrutura metálica dos boxes na cobertura e o telhado que está sendo realizada pela empresa E. A. de Jesus Construções e Serviços ME.

O Feirão do Produtor é um dos principais pontos do comércio dos produtores agrícolas e da agricultura familiar de Ji-Paraná e região. Após a reestruturação, o local passará a ter uma área de 1.430 m2, com 126 boxes, equipados com pia de granito e torneira em inox.

Outras mudanças ocorreram com a instalação de luminárias de emergência, sistema de proteção contra descargas atmosféricas e hidrantes, teto forrado e com revestimento para vedar a entrada de pombos, reservatório de água com capacidade de 30 mil litros e dispositivos de segurança com sistema de prevenção e combate a incêndio contemplando placas de sinalização.

E também adaptações para atender o público como oito banheiros externos, um novo estacionamento, acessibilidade com placas indicativas, rampas para cadeirantes, guarda corpo e sinalização em piso tátil.

Segundo o secretário municipal de Agricultura e Pecuária (Semagri), Jessé Mendonça, cerca de 120 feirantes estão cadastrados para trabalhar no local, entre produtores rurais e comerciantes. Mais de 2,5 mil pessoas frequentavam de quarta a sexta-feira o espaço.