carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

7 de junho de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMUSA

Mais de 100 testes do pezinho são realizados por mês

População pode procurar pelo exame em todas as UBSs

Mais de 100 testes do pezinho são realizados todos os meses nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Ji-Paraná. Desde outubro de 2021, a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), descentralizou o atendimento, com o exame sendo realizado em todas as UBSs do município.

Anteriormente, o Teste do Pezinho era realizado exclusivamente na UBS L1 Maringá. Para ampliar o acesso da população ao exame, a Semusa capacitou os enfermeiros e técnicos de enfermagem do Departamento de Atenção Básica (DAB) das UBS de Ji-Paraná.

Nesta segunda-feira, 6 de junho, é comemorado o Dia Nacional do Teste do Pezinho, instituído pelo Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), com a intenção de conscientizar gestantes e profissionais da Saúde sobre a importância do exame.

“O teste do pezinho é um exame feito a partir do sangue coletado do calcanhar do bebê, que permite identificar doenças graves, como o hipotireoidismo congênito, a fenilcetonúria e as hemoglobinopatias, por exemplo”, explicou a enfermeira responsável da UBS 2 de Abril, Lucia Borba Correia Soares.

O exame deve ser realizado na primeira semana de vida do bebê, preferencialmente entre o terceiro e o quinto dia. As mães podem procurar a UBS de referência do bairro em que residem, não importando se elas fizeram o pré-natal pelo SUS ou na rede particular.

“A nossa preocupação é de revelar, o quanto antes, possíveis diagnósticos. Pois, com esses resultados podemos evitar agravamentos e sequelas de possíveis doenças, se iniciarmos o tratamento o mais rápido possível, preservando a saúde e o desenvolvimento do recém-nascido”, afirmou a diretora de Estratégia de Saúde da Família (ESF), Marlene Alencar.