carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

29 de abril de 2022

ASCOM GABINETE SEMUSA

Mais de 1500 pessoas devem ser vacinadas no Dia D contra gripe

Ação será realizada em todas as UBSs do município, no sábado, 30

Mais de 1500 pessoas são esperadas, neste sábado (30), no Dia D Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza), que acontece das 8h às 13h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Ji-Paraná, incluindo as unidades dos distritos de Nova Colina e Nova Londrina.

A partir do Dia D, o público-alvo da campanha será ampliado, com a vacinação de idosos, profissionais da Saúde, indígenas, gestantes e puérperas, crianças entre seis meses e menores de 5 anos, profissionais da Educação, profissionais de Segurança e Salvamento, caminhoneiros e motoristas do transporte coletivo, população privada de liberdade e pessoas com deficiência permanente ou comorbidades.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), até o momento, cerca de 3 mil pessoas receberam a vacina contra a gripe, que corresponde a aproximadamente 18% dos idosos e profissionais de Saúde, em Ji-Paraná.

“Esperamos, ao menos, 1500 pessoas, mas estamos preparados para receber um público ainda maior. Vamos disponibilizar mais de 4 mil doses às UBSs de Ji-Paraná, para ampliarmos a cobertura vacinal no município”, afirmou Wanessa Oliveira e Silva, secretária municipal de Saúde.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra a gripe é eficaz contra as variantes H1N1, H3N2 e tipo B, incluindo a cepa Darwin, que provocou um surto da doença, em vários estados brasileiros, no fim do ano passado.

O objetivo da campanha é prevenir o surgimento de complicações decorrentes da gripe, evitando óbitos e possível pressão sobre o sistema de saúde. Ao todo, o governo federal enviou mais de 80 milhões de doses do imunizante da gripe aos 26 estados e ao Distrito Federal.