carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6 de junho de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMUSA

Mulheres de Nova Colina passam por exames de prevenção ao câncer

Ação é realizada em parceria entre Semusa e Hospital de Amor

 

Cerca de 120 mulheres do Distrito de Nova Colina foram atendidas gratuitamente, com exames de prevenção aos cânceres de mama e colo de útero, ofertados por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), e o Instituto de Prevenção do Hospital de Amor de Ji-Paraná.

A ação foi iniciada nesta quinta-feira (2) e segue até o fim da tarde de sexta-feira (3), com a Unidade Móvel (carreta) do Hospital de Amor estacionada em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito.

As pacientes foram agendadas previamente, com mamografias, às mulheres com 40 anos ou mais, e a coleta do exame preventivo (Papanicolau), para mulheres a partir de 25 anos. Para passar pelo exame preventivo, a mulher não pode estar no período menstrual ou fazendo uso de pomada ginecológica, além de estar há, ao menos, dois dias sem relações sexuais.

“No exame de mamografia, por exemplo, conseguimos detectar precocemente um possível câncer de mama, o que aumenta as chances de cura pra até 98%. Como nossas mães, é sempre melhor prevenir do que remediar”, ressaltou Adriane Cardoso, enfermeira responsável pela Unidade Móvel do Hospital de Amor.

O Departamento de Atenção Básica (DAB) da Semusa realizou o agendamento das mulheres que buscaram atendimento na UBS de Nova Colina e também promoveu uma busca ativa, para identificar as mulheres que estavam há dois anos ou mais sem realizar a coleta de preventivo (Papanicolau) ou mamografia.

Na ação, também foram realizados testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis, como HIV, sífilis e hepatites B e c, na UBS Nova Colina, além de atendimento odontológico e distribuição de panfletos informativos.

As mulheres que não conseguiram realizar o agendamento para os exames, podem procurar a UBS de referência do bairro ou do distrito. Elas também podem buscar o atendimento no Hospital de Amor, na unidade fixa localizada na rua Maria Mendes, no Colina Park II, ou pelo telefone/Whatsapp 69-3411-6600.