carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

19 de maio de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMUSA

NASFs recebem equipamentos para exercícios físicos

Materiais foram entregues nas duas unidades de saúde

Os frequentadores das Academias de Saúde dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASFs), dos bairros Jardim dos Migrantes e BNH, a partir de agora contam com novos equipamentos para a prática de exercícios físicos. Eles foram entregues pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), nas duas unidades. A entrega oficial foi realizada nesta quarta-feira (18).

Segundo a secretária da Semusa, Wanessa Oliveira e Silva, os novos equipamentos irão proporcionar mais qualidade às atividades físicas, especialmente aos idosos, gestantes, pacientes com dores crônicas e obesos.

“Com essa entrega, a Prefeitura de Ji-Paraná visa estimular que a população utilize os espaços das Academias de Saúde. No total, são mais de 400 equipamentos, distribuídos nas duas unidades”, explicou Wanessa.

Foram entregues plataformas de EVA (step), tatames e colchonetes, cones para percursos em exercícios de funcionalidade, bola suíça (pilates), cordas navais, fita de suspensão, discos de propriocepção, faixas elásticas, caneleiras com pesos diversos, bolas de treinamento variados e bolas medicinais, jogos de damas e xadrez, cordas de pular e escadas de agilidade.

“São equipamentos que melhoram o desenvolvimento, sendo possível incluir novos grupos de atividades físicas. Já começamos a utilizar esses materiais com os idosos do grupo Idade Feliz, e, em poucos dias, foi perceptível a melhora do condicionamento físico e do equilíbrio dos idosos que praticam exercícios na Academia de Saúde”, destacou educadora física do NASF-Jardim dos Migrantes, Marcela Inácio da Silva.

A atividade física é importante, especialmente aos idosos, para promover o bem-estar, fortalecimento ósseo e muscular, melhorias no sistema nervoso e cardiovascular, além de prevenir doenças como osteoporose e diabetes.

“Vivemos um período de pandemia, em que os idosos ficaram muito tempo dentro de casa, por serem considerados grupo de risco para a Covid. Por conta desse período de inatividade, tivemos muitos relatos de quedas e acidentes com idosos”, alertou Caroline de Oliveira Corso, educadora física do NASF-BNH.

O atendimento nas Academias de Saúde acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Para se inscrever nos projetos de atividades físicas, os interessados devem procurar a Academia de Saúde no Jardim dos Migrantes, para moradores do 1º distrito, ou na Academia de Saúde do BNH, para quem reside no 2º distrito, ou se informar na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência do próprio bairro.