carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

10 de março de 2022

ASCOM GABINETE SEMASF SEMOSP

Nível do rio Machado ultrapassa os 11 metros de profundidade

Resgates podem ser solicitados pelo 193, do Corpo de Bombeiros

 

A Defesa Civil de Ji-Paraná emitiu um novo alerta sobre o risco de enchentes no município. Agora, a sinalização é da cor vermelha, com o nível do rio Machado superando os 11 metros de profundidade, de acordo com o monitoramento em tempo real realizado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio das equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), está de prontidão para realizar o resgate da população em situação de risco. O socorro dos moradores pode ser solicitado por meio do Disque 193, número de emergência do Corpo de Bombeiro Militar.

Nesta quinta-feira (10), as águas do Machado marcavam 11,06 metros, com o rio subindo mais de 30 centímetros em menos de 24 horas. A coordenadora da Defesa Civil de Ji-Paraná, Meire Zanettin Moura, informou que cerca de 30 famílias deixaram as casas por conta própria.

“Essa é a terceira enchente que tivemos neste ano, com mais uma vez as águas superando a casa dos 11 metros de profundidade. A população que mora às margens dos rios Machado e Urupá acabam se acostumando com a situação e deixam as casas assim que as águas começam a subir”, explicou Meire.

Caso haja necessidade, a população poderá solicitar o resgate, realizado em parceria com os servidores da Semosp e as equipes do Corpo de Bombeiros. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf) também está preparada para receber as famílias desabrigadas, em um abrigo montado no Ginásio Adão Valdir Lamota, no 2º distrito.