carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

2 de junho de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMED

Parceria entre Sebrae e Semed leva projeto JEPP às escolas municipais

Projeto será desenvolvido nas unidades urbanas e rurais de Ji-Paraná

 

Uma parceria entre a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Sebrae e a cooperativa Sicoob Centro deverá levar às escolas da Rede Municipal de Ensino o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que tem por finalidade incentivar o estudante à busca do autoconhecimento e do espírito de coletividade.

A superintendente de Ensino da Semed, Alexandra Ortiz, juntamente com uma equipe do setor pedagógico da pasta se reuniu, na quarta-feira (1º), com a coordenadora regional do JEPP, Liomar Sabino, e a gerente de relacionamento da Sicoob, Rafaelle Nazário Viana, para acertar detalhes da parceria, já previamente discutidos com o secretário de Educação, Jeferson Barbosa.

O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.

“O JEPP tem como objetivo desenvolver nos alunos desde o primeiro ano, o comportamento empreendedor para que ao longo da sua jornada escolar ele possa desenvolver um plano de negócio para empreender”, explicou Liomar.

A coordenadora do JEPP ainda lembrou que o Sebrae, em parceria com a Sicoob Centro, está articulando a vinda do paulista Felipe Molero, que, com apenas 13 anos de idade, já é dono de quatro startups, para falar sobre o projeto Aluno Milionário, que visa orientar a educação financeira.

O projeto JEPP deverá ser implementado nas nove escolas da Rede Municipal da área rural, com alunos do 6º ao 9º ano; em três escolas urbanas, que oferecem a Educação de Jovens e Adultos (EJA), com alunos do 1º ao 9º ano; e em mais três escolas da área urbana, que oferecem a modalidade de Tempo Integral, com turmas do 4º e 5º ano.

Para o desenvolvimento do projeto, os professores das turmas envolvidas com o JEPP receberão capacitação de quatro dias, ministrada por técnicos do Sebrae, até o mês de julho. A culminância do JEPP é uma feira de empreendedorismo, feita pelos próprios alunos no mês de setembro.

De acordo com a coordenadora do Sebrae, todos os professores da Rede Municipal de Ensino receberão uma capacitação com o tema “O Professor Empreendedor e Os Desafios da Educação na Atualidade”, com a palestrante Mariah Oliveira, de São Paulo (SP), pedagoga com mais de 20 anos atuando na Educação.

“Só temos a comemorar essa parceria com Sebrae e Sicoob. Os projetos que eles trarão aos nossos alunos e professores só irão contribuir com o desenvolvimento da nossa educação. Empreender, mais que nunca, é uma necessidade e como eles mesmos dizem, acaba deixando resquícios no comportamento do aluno para a vida toda”, comemorou o secretário Jeferson Barbosa.