carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

22 de junho de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMOSP

Prefeitura inicia construção de nova galeria de drenagem

A obra visa combater erosões na rua Manoel Franco

 

Buscando resolver um antigo problema, que impedia o acesso de moradores, a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), iniciou a construção de uma galeria para drenagem de águas pluviais (chuvas) no bairro Jorge Teixeira, no 2º distrito.

A nova estrutura, com cerca de 450 metros de extensão, começa na avenida Brasil com rua Manoel Pinheiro Machado (T-26), contornando pela rua Manoel Franco até a rua Argemiro Luís Fontoura (T-28). O investimento é de cerca de R$ 700 mil, fruto de parceria com o Governo de Rondônia.

O objetivo da administração Isaú Fonseca, com a obra, é corrigir um antigo problema de infraestrutura. Uma galeria construída na avenida Brasil, há décadas, desaguava na T-26. No período das chuvas, ela provocava alagamento e erosão, com mais intensidade na Manoel Franco, prejudicando moradores e colocando em riscos parte do muro do Cemitério da Saudade.

No local, estão sendo feitos os trabalhos de abertura de canal, construção de bocas de lobo, e a instalação de tubos de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), com 1,5 metro de diâmetro e 5 de extensão, para melhorar o escoamento da água. A canalização será direcionada para a um pasto, na T-28, local considerado ideal para desague.

De acordo com o secretário da Semosp, Cleber Littig, a nova drenagem beneficiará dezenas de moradores. “A orientação do Prefeito Isaú Fonseca é para reduzir os impactos causados pelas chuvas nas ruas prejudicadas, investindo em obras de drenagem profunda para facilitar o escoamento de água pluvial”, afirmou.

A Prefeitura de Ji-Paraná tem outras frentes de trabalhos de infraestruturas, com a construção de outras galerias para captação de águas das chuvas. A rua Santa Isabel, bairro Jardim Presidencial (1º distrito), está recebendo uma obra de 240 metros de extensão. Na avenida Aracaju, bairro Jorge Teixeira, a obra está em fase de conclusão, com outros 350 metros de galeria.