carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

9 de abril de 2022

ASCOM GABINETE SEMFAZ

Prefeitura oferece pagamento do IPTU via Pix

Outros impostos e taxas também podem ser quitados pela ferramenta

Com objetivo de facilitar e atender melhor o contribuinte, a Prefeitura de Ji-Paraná está ajustando e melhorando as condições de pagamento de impostos e taxas por meio de serviços digitais. Já utilizado em outros estados brasileiros, o Pix é uma ferramenta que atende rapidamente e sem filas.

Segundo o gerente-geral de Arrecadação de Ji-Paraná, Amauri Benedito, todos os tributos podem ser pagos on-line, se o contribuinte preferir a emissão da guia de pagamento na Subprefeitura. “O nosso serviço é otimizar as opções de pagamento para o ji-paranaense priorizando suas necessidades”.

Para solicitar a emissão de guias para pagamento do IPTU na Gerência Geral de Arrecadação (GGA), o interessado deve levar documentos pessoais como CPF do proprietário ou o carnê. “É necessário que a pessoa que venha emitir as guias aqui no local, tenha em mãos o nome do proprietário, setor, quadra e lote para localização do imóvel”, lembrou Benedito.

A ferramenta lançada pelo Banco Central, em novembro de 2020, permitiu que mais de 700 instituições financeiras e clientes realizem pagamentos instantâneos pela chave Pix ou por um QR Code. Para a utilização via aplicativo, os contribuintes devem ter uma conta em alguma Instituição cadastrada (conta corrente ou poupança) ou por uma conta digital.

Diferente das transferências bancárias convencionais que realizam transações por TED ou DOC, o Pix se tornou uma ferramenta de pagamento rápido e acessível todos os dias da semana, com algumas restrições no período da noite.

Um ano após o lançamento da ferramenta, o Banco Central limitou, ao máximo, em R$ 1 mil os pagamentos noturnos, das 20h às 6h, para trazer mais segurança, devido ao aumento de crimes e fraudes envolvendo a ferramenta.