carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

19 de abril de 2022

ASCOM GABINETE SEMOSP

Prefeitura prossegue preparação de ruas para o Programa Poeira Zero

Grandes extensões de ruas recebem preparativos para a pavimentação

 

A Prefeitura de Ji-Paraná avança com as obras de preparação de ruas e avenidas para o Programa Poeira Zero. O lançamento de pedra rachão, nivelamento e compactação foi concluído na avenida Guanabara (K-3) e na rua Amapá, no bairro Alto Alegre, 2º distrito do município.

O rebaixamento de solo foi o melhoramento levado às ruas Amapá e Bauru. Tanto o lançamento de pedra rachão, nivelamento, compactação e rebaixamento de solo foram melhorias levadas nestas vias públicas, no trecho compreendido entre as ruas Manoel Pinheiro Machado (T-26) e Argemiro Luiz Fontoura (T-28), também no bairro Alto Alegre.

Odair Berger, diretor de Obras do Programa Poeira Zero, explicou o rebaixamento de solo é feita com a retirada de uma camada de terra de 45 cm e, que o espaço é substituído, em seguida, por 20 cm de pedra rachão, formando a sub-base, e a base com mais 20 cm de Brita Graduada Simples (BGS).

Após a compactação, a via estará pronta para receber a pavimentação asfáltica com 5 cm de espessura de Concreto Betuminoso à Quente (CBUQ), produzido pela Usina de Asfalto Municipal.

No biênio 2021-2022, o Programa Poeira Zero deverá concluir 65 quilômetros de recapeamentos e mais 60 km de pavimentos novos, incluindo os serviços de meios-fios, sarjetas e calçadas; e também 17 quilômetros de microrrevestimento, um tipo de recapeamento a frio. São 142 km de melhoramentos em ruas e avenidas da cidade.