carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6 de junho de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMASF

Programa Família Acolhedora abre cadastro para voluntários 

Interessados podem se inscrever no site da Prefeitura

 

O Programa Família Acolhedora dispõe, no site da Prefeitura de Ji-Paraná, o cadastramento de pessoas interessadas em participar do acolhimento de crianças e adolescentes afastados temporiamente de suas casas, por alguma medida protetiva.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf) lançou o Programa, nesta última terça-feira (31), no auditório do Ministério Público de Rondônia (MPRO), com o objetivo de colocar meninos e meninas em situações de vulnerabilidade de volta no convívio familiar  saudável.

As crianças e adolescentes que serão acolhidas provisoriamente têm idades entre 0 e 18 anos, que, na avaliação da equipe técnica, tenham a possibilidade de retorno as famílias de origem.

Nesse período de acolhimento, são realizadas ações de atendimento com os responsáveis biológicos para que a família receba novamente seus filhos.

Segundo o diretor da Proteção Social Especial, Gilson Lopes Soares, o acolhimento é uma proposta que pode transformar a dificuldade momentânea da criança em uma possibilidade de um futuro promissor com esse ato de amor.

Adotar e acolher são ações diferentes, no qual o acolhimento é uma guarda provisória, através de acompanhamento jurídico e assistencial com a família voluntária previamente cadastrada, e a proposta é que o acolhido retorne para a família de origem.

As famílias interessadas podem acessar o site da Prefeitura pelo endereço eletrônico www.site.ji-parana.ro.gov.br ou entrar em contato pelo telefone da Semasf 3416-4188 ou presencialmente,  na avenida Marechal Rondon, 1380, próximo ao Feirão do Produtor Rural.